As características do Renascimento marcaram o movimento renascentista na Itália, no início do século XV. As principais características foram o humanismo, o antropocentrismo, o individualismo, o universalismo, o racionalismo, o cientificismo e a valorização da Antiguidade Clássica.
Resposta:O. Renascimento recebeu esse nome porque seus integrantes buscavam um renascer da cultura da Antiguidade Clássica greco-romana. Os renascentistas acreditavam que no Mundo Clássico havia existido uma cultura livre da religiosidade medieval.
Resposta. É visto como a passagem de uma perspectiva filosófica e cultural centrada em deus a uma outra, centrada no homem.
Chama-se Renascimento Científico o período de desenvolvimento da ciência que ocorreu durante os séculos XV e XVI. ... A partir deste saber, dos estudos e descobertas de alguns cientistas, esse período possibilitou o avanço de diversos campos do conhecimento que, mais tarde, inauguraria a Ciência Moderna.
Os artistas do renascimento eram financiados pelos mecenas, que eram ou comerciantes ricos ou instituições com bons recursos financeiros, como a Igreja Católica.
Os mecenas financiavam os artistas com objetivos diversos: os comerciantes ricos desejavam prestígio social ao exibir obras de grandes artistas, se tornando socialmente prestigiados.
Resposta. Resposta: Os artistas do renascimento se preocupavam em apresentar o homem como centro do Universo (antropocentrismo) e a relação que ele estabelecia com a natureza. Valorizavam a harmonia e o equilíbrio, elementos considerados importantes durante a antiguidade clássica.
Da Vinci é considerado o maior dos renascentistas tanto por sua perícia técnica quanto pela influência de suas obras artísticas, de modo que o modo como enxergamos Da Vinci hoje não necessariamente reflete como ele era visto pelos seus contemporâneos.
Michelangelo
Resposta:Os artistas renascentistas defendiam a ideia de que a arte na Grécia e Roma antigas tinha um valor estético e cultural muito maior do que na Idade Média. ... Essa visão é conhecida como antropocentrismo ("homem no centro") e fez oposição a visão teocêntrica ("Deus no centro") da Idade Média.
Os Humanistas do Renascimento redescobriram as obras clássicas latinas e gregas. ... Um novo senso crítico surgiu, que valorizava a contribuição dos antigos gregos, mas que também preparava o terreno para o nascimento da Filosofia Moderna na Era da Razão (Iluminismo).
Resposta: O Renascimento foi o movimento cultural artístico que "renasceu" a cultura dos povos dessa época, que acharam que apenas as artes greco-romanas eram importantes, e que deveriam esquecer as da Idade Média.
Resposta: o renascimento foi o primeiro grande movimento artistico,cientifico,literário e filosófico da modernidade.
A relação entre o humanismo e o renascimento é de interdependência, vez que o Renascimento Cultural e Comercial da Europa foi o antro do movimento humanista, isto é, aquele que colocava o homem como centro de seus estudos e propósitos, diferentemente do que pregava a Igreja.
Itália
c) Qual característica do Renascimento se pode perceber na fonte 2? O antropocentrismo; ou seja, o homem no centro das atenções e como medida de todas as coisas.
Durante a Idade Moderna houve o fortalecimento das monarquias, a colonização e exploração das terras descobertas pelos europeus, sobretudo, América e África, e o desenvolvimento econômico a partir do comércio marítimo. Foi nessa fase da História do Ocidente que a burguesia comercial se consolidou na Europa.