A circulação do sangue é o movimento do sangue originado pelo bombeamento do coração que o envia para as artérias. A função circulatória é, basicamente, uma função de transporte. O termo circulação refere-se ao movimento de um fluido ao longo de um circuito fechado.
Fluxo sangüineo Diferença de pressão: quanto maior a diferença de pressão entre as duas extremidades do vaso, maior o fluxo. Raio: quanto maior o raio do vaso, maior o fluxo. Viscosidade: quanto maior a viscosidade do sangue, menor o fluxo. Comprimento: quanto maior o comprimento do vaso, menor o fluxo.
O fluxo por um vaso sanguíneo é inteiramente determinado por dois fatores: (1) a diferença de pressão entre as duas ex- tremidades do vaso, que é a força que empurra o sangue adiante pelo vaso, e (2) o obs- táculo ao fluxo sanguíneo pelo vaso, que é denominado resistência vascular.
Em períodos muito quentes, os vasos costumam se dilatar para ajudar a equilibrar a temperatura corporal. Assim, a resistência que eles exercem sobre o sangue diminui, junto com a pressão.
Hiperemia ativa A hiperemia ativa, também conhecida como hiperemia fisiológica, acontece quando há um aumento do fluxo sanguíneo para determinado órgão devido ao aumento da demanda de oxigênio e nutrientes e, por isso, é considerada como sendo um processo natural do organismo.
A velocidade que o sangue atinge também depende da parte do sistema circulatório em que ele está. Por exemplo, em grandes artérias ele atinge 1,5 km/h, já em vasos menores a velocidade cai para um milésimo disso.
O sangue é tecido vivo e no corpo de um adulto circulam, em média, 5 litros, variando de acordo com o peso.
Em um minuto, o coração lança 5 litros de sangue no corpo; em uma hora, são 400 litros. O órgão faz dois movimentos: sístole e diástole.