pele
Este é o sentido que permite sentir os 5 gostos dos alimentos – doce, amargo, salgado, ácido e umami – por meio das papilas gustativas espalhadas pela superfície dorsal de toda a língua, na região do palato, epiglote, faringe e laringe, de maneira que permite a percepção do gosto.
Os corpúsculos de Paccini são encontrados nas regiões mais profundas da pele e são responsáveis por detectar vibrações, pressões fortes ou movimentos rápidos do tecido. Outra estrutura mecanoceptora responsável pelo tato são os corpúsculos de Ruffini. Essas estruturas são estimuladas quando a pele é distendida.
O tato também pode ser usado como uma espécie de leitura através das mãos. ... A leitura é possível através da pressão exercida pela ponta dos dedos sobre determinados pontos. Já a escrita é feita perfurando um papel com um objeto específico.
O tato, um desses sentidos, possibilita a percepção das texturas, da temperatura, da pressão, entre outras sensações. ... Na pele existem diversos receptores que possibilitam a captação dos vários estímulos externos, tais como a pressão, o calor, o frio e a dor.
Os humanos possuem cinco sentidos tradicionalmente conhecidos: visão, audição, paladar, olfato e tato. São eles que permitem a captação de imagens, sons, sabores, odores e toques, garantindo uma percepção de todo o ambiente, o que nos possibilita meios para sobreviver ao ambiente.
Olfato e paladar são órgãos dos sentidos que trabalham juntos, informando as características dos alimentos ao nosso cérebro. Quando sentimos o cheiro de algo que nos agrada, já imaginamos o sabor que aquilo tem.
Enquanto a assonância promove repetições de sons vocálicos, especialmente as sílabas tônicas, a aliteração é a repetição de sons consonantais. Observe o exemplo abaixo: “A brisa do Brasil beija a balança.” Note a repetição do fonema /b/.
Um dos recursos estilístico utilizado para dificultar o falante na recitação da frase é a paronomásia, por exemplo: "Fia, fio a fio, fino fio, frio a frio". Nesse caso, além da aproximação de palavras semelhantes, temos também a repetição da consoante "f" e da vogal "o".
Assonância é uma figura de linguagem, de som ou harmonia, caracterizada pela repetição de vogais, de forma a produzir uma sonoridade peculiar aos textos poéticos. Diferencia-se da aliteração, que é a repetição de consoantes ou sílabas.