resistor
Dentre os principais componentes podemos citar: os eletrodutos, as caixas, os condutores elétricos, os dispositivos de proteção (disjuntores) e dispositivos de comando (interruptores), tomadas de corrente etc.
São diversos os componentes elétricos utilizados para se distribuir a eletricidade dentro das residências, podemos destacar alguns: disjuntores, fios, cabos, tomadas e interruptores.
Os circuitos de iluminação e de pontos de tomada serão ligados na menor tensão (127 Volts), entre fase e neutro. E os circuitos independentes serão ligados na maior tensão (220 Volts), entre fase e fase, assim a corrente elétrica que passará por eles será menor.
Como dividir a instalação
Conforme a Norma Brasileira NBR IEC 60050 o quadro de distribuição é “o equipamento elétrico destinado a receber energia elétrica através de uma ou mais alimentações, e distribui-la a um ou mais circuitos, podendo também desempenhar funções de proteção, seccionamento, controle e/ou medição”.
Um quadro de distribuição conecta cada potência separada a cada aparelho, de acordo com o nível de carga que ele consegue suportar. Operando em perfeitas condições, ele é responsável pela proteção dos aparelhos elétricos existentes, evitando curto-circuitos e perigosas sobrecargas de energia.
QUADROS DE MEDIÇÃO Um quadro de distribuição é um equipamento elétrico destinado a receber energia elétrica de uma ou mais fontes de alimentação e distribui-las a um ou mais circuitos.
Instalação e montagem de Quadro de Distribuição de Circuitos (18 disjuntores 110v + DDR + DPS) sem passagem de cabos. R$1.
Para realizar o dimensionamento do disjuntor para o QDC vamos usar a lei de Ohm e dividir a potência pela tensão. Então, dividimos a potência de 10.
Desta forma, um disjuntor parcial ficará responsável por alimentar o QDC da casa 1 e o outro disjuntor parcial ficará responsável por alimentar o QDC da casa 2, ou seja, deve haver um (QDC) para cada casa e eles serão responsáveis por distribuir para os circuitos das residências, assim como mostra a imagem abaixo.
Para dois chuveiros seria bom uma mudança de carga ou seja 110 v para 220 v para que o dimensionamento fique melhor também é bom instalar IDR e DPS ,mais se todos os circuitos de lâmpadas e tomadas chegarem a uma potência de 3.
Não coloque os fios terra e neutro nos barramentos um do outro....Encaminhe e fixe o cabo alimentador no quadro secundário.
A montagem de quadro elétrico trifásico é feita com um disjuntor geral, responsável por receber os cabos de alimentação que chegam da rede de energia. A montagem de quadro elétrico trifásico também precisa de um barramento, com todo isolamento adequado para que os cabos sejam direcionados ao IDR.