O Raquetebol é caracterizado por ser muito competitivo, cujo objetivo é ganhar cada jogada servindo ou devolvendo a bola, para que o oponente não possa continuar com ela, em jogo.
O raquetebol é praticado em uma quadra fechada de 13,2m X 6,6 metros de altura. Os jogadores ficam de frente para a parede, alternando saques com uma raquete encordoada amarrada ao pulso para não escapar da mão. Usam também óculos de acrílico para se proteger de boladas.
À primeira vista, o raquetebol lembra o squash: são esportes de raquete, jogados em quadras fechadas e com bolas de borracha. ... No raquetebol, a bola pode tocar o teto da quadra que, ainda assim, estará em jogo; no squash, o toque no teto não é permitido. A pontuação dos dois esportes também difere.
O Raquetebol foi criado em 1968 por Bob Kendler, um professor de tênis e squash. Chegou ao Brasil em 1985 com a primeira quadra no clube A Hebraica, em São Paulo. O raquetebol é praticado em uma quadra fechada de 13,2m X 6,6 metros de altura.
Foi na Inglaterra do século XIX o surgimento provável do embrião do atual squash. Na famosa prisão da Fleet, em Londres, alguns presos praticavam uma variante do ténis, rebatendo, com raquete, a bola contra as paredes. Outra versão atesta que o squash surgiu na Harrow School em 1830.