O objetivo da coleta seletiva é encontrar soluções para o lixo produzido: ... RECICLAR - separar o lixo na coleta seletiva, que será encaminhado para se transformar em matéria prima para outros produtos; REPENSAR - Repensar os hábitos de consumo e as consequências geradas ao meio em que vivemos.
Ela consiste na separação e no recolhimento de todo o lixo seco descartado por empresas, escolas e até mesmo por nós, em nossas casas. Fazendo isso, todo o lixo que pode ser reaproveitado é separado do lixo orgânico, também chamado de lixo úmido, composto por restos de frutas, verduras e outros alimentos.
A coleta seletiva de lixo é um processo que separa e recolhe de todo o lixo seco descartado pelas empresas, comércios e residências. Nessa seleção, o lixo que pode ser reciclado é separado dos resíduos orgânicos. Esse lixo orgânico, geralmente é descartado e levado para os aterros sanitários ou viram compostagem.
Para quem quiser fazer a sua parte, diminuindo a geração de lixo doméstico, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente dá algumas dicas:
O que é coleta seletiva? Coleta seletiva é a separação dos resíduos que podem ser reciclados do resto do lixo. Para que ela seja eficaz, os itens devem ser separados antes de entrar em contato com o lixo orgânico.
A Coleta Seletiva é o primeiro e o mais importante passo para fazer com que vários tipos de resíduos sigam seu caminho para reciclagem ou destinação final ambientalmente correta, pois o resíduo separado corretamente deixa de ser lixo. ...
7 produtos feitos a partir do lixo reciclado
A coleta seletiva é uma alternativa ecologicamente correta que desvia, do destino em aterros sanitários ou lixões, resíduos sólidos que poderiam ser reciclados. Com isso alguns objetivos importantes são alcançados: A vida útil dos aterros sanitários é prolongada e o meio ambiente é menos contaminado.
Além de reaproveitar os materiais, ele diminui a poluição da água, do solo e do ar, reduz o consumo de matéria prima, melhora a qualidade de vida da população, gera empregos, desenvolve consciência ecológica, cria responsabilidade social e ambiental, ajuda na utilização racional dos recursos naturais e diminui o ...
Dentre as muitas razões do porque reciclar, as mais importantes são economia e prevenção. Seu processo ajuda a diminuir o desperdício de energia, água, a contaminação do solo e lençóis freáticos, além de ajudar a proteger recursos minerais importantes para manutenção do ecossistema e a vida humana.
Além de favorecer uma atividade rentável gerando novos empregos, a reciclagem reduz a quantidade de resíduos (lixo não reciclável) enviados para aterros sanitários ou depósitos de lixo, prolongando a vida útil desses locais. ... Geralmente, em uma casa ou empresa, há mais resíduos recicláveis do que não recicláveis.
Quando descartamos os materiais recicláveis sem realizar nenhuma limpeza prévia prejudicamos o processo de reciclagem. Você sabe por quê? ... Além disso, essa caixa se misturará com outros materiais recicláveis e, consequentemente, os contaminará, podendo até mesmo inviabilizar o processo da reciclagem.
A reciclagem é essencial para mantermos uma sociedade sustentável. Além do reaproveitamento do resíduo como matéria-prima de novos produtos, o que gera economia para as empresas, há outros benefícios, como: redução no gasto de energia; redução dos gases de efeito estufa (GEE);
Lavar lixo reciclável é desnecessário e desperdiça água, dizem especialistas | Natureza | G1. Itens descartáveis já são lavados quando chegam em cooperativas. Confira dicas sobre como separar os resíduos para reciclagem. ... “Em qualquer processo de reciclagem, o resíduo será submetido a um processo de higienização.
Os Benefícios Da Reciclagem De Lixo Eletrônico Além de garantir uma quantidade menor de lixo para o Meio Ambiente absorver, a reciclagem desse tipo de resíduo gera emprego e renda para muitas pessoas em muitas comunidades. Existem várias ONGs que estão embasando o seu trabalho na área de lixo eletrônico.
- Para não provocar a contaminação e poluição do meio ambiente, o correto é fazer o descarte de lixo eletrônico em locais apropriados como, por exemplo, empresas e cooperativas que atuam na área de reciclagem.
Existem pontos de entrega voluntária em locais como shopping centers, redes de supermercados, lojas de equipamentos eletrônicos e de materiais de construção, entre outros, onde é possível deixar o lixo eletrônico para que seja coletado por gerenciadoras de logística reversa e encaminhado para destinação correta.
Uma empresa que faz o descarte correto para o e-lixo é a PARCS que é especializada na manufatura reversa de resíduos eletrônicos, você pode levar seu lixo eletrônico para a Parcs e, caso faça seu cadastro como empresa, descrevendo os resíduos eletro eletrônicos que deseja descartar, ela agenda a coleta sem custos.