Sodium chloride
O sal marinho é extraído pela evaporação da água do mar enquanto o sal de rocha é retirado de minas subterrâneas, resultantes de lagos e mares antigos que secaram.
O sal pode vir da terra, do mar, dos lagos e representa ingrediente importante na nossa alimentação e no funcionamento de nosso organismo; deriva dele a palavra “salário”. ... O sal marinho resulta da evaporação da água do mar. O sal gema é obtido da terra, da exploração de jazidas do mineral halita.
O sal do Himalaia é considerado um sal mais puro, livre de toxinas e poluentes, sendo um dos tipos de sal mais antigos de que há registro. É, por isso, o mais indicado para incluir numa alimentação equilibrada. O sal do Himalaia tem, na sua composição, ferro, sódio, cálcio, potássio, enxofre, fósforo, magnésio e iodo.
Pesquisadores descobriram que o sal verdadeiro não é esse de cozinha. Portanto, pare de usar esse sal comprado em saquinho nos supermercados e procure o sal verdadeiro que você compra em lojas de produtos agropecuários, o "Sal de Vaca". Esse é o sal puro e verdadeiro produzido aqui no Nordeste.
O sal do mar vermelho do mar obtém sua cor característica da purificada argila vermelha (em havaiano "alaea") de origem vulcânica. Rica em substâncias oligominerais, é um condimento com um alto teor de ferro (cerca de cinco vezes a quantidade do sal tradicional).
Geralmente o sal do Himalaia é consumido em porções menores que o normal, pois possui um sabor bastante intenso diferente do normal, sendo assim sua dose diária de consumo deve ser menor que o sal comum.
O Sal Rosa do Himalaia tem a capacidade de baixar a pressão arterial porque enquanto o corpo processa os minerais com mais facilidade, o organismo não necessita de tanta água para limpar o excesso de sódio, portanto, não irá reter tanta água, e o corpo não terá que elevar a pressão sanguínea para realizar este trabalho ...
Os defensores afirmam que o sal rosa tem mais minerais do que o tradicional, mas é improvável que você obtenha benefícios extras de saúde ao comê-lo. Segundo o especialista, o sal rosa do Himalaia é nutricionalmente muito parecido com o sal marinho. A diferença é que ele é mais bonito e mais caro.
Na quantidade adequada, o sal aumenta os movimentos peristálticos dos intestinos, contribuindo para uma boa digestão, facilita a produção de energia, auxilia o funcionamento renal, além de ser muito importante para quem pratica mais de uma hora de exercícios físicos, pois ajuda a repor o sódio perdido com o suor.
Sal especial para hipertensos. O sal especial para hipertensos, conhecido por Bio salgante, é um sal com menos sódio, que é o componente do sal que faz aumentar a pressão, e por isso este sal é mais indicado para usar como tempero no caso de pessoas hipertensas.