Adjunto adverbial: O adjunto adverbial é um termo acessório da oração cuja função é complementar um verbo intransitivo, ou seja, um verbo que tem sentido pleno, completo, ou um verbo transitivo, aquele que possui um complemento.
Os termos essenciais da oração são o sujeito e o predicado. É em torno desses dois elementos que as orações são estruturadas. O elemento a quem se declara algo é denominado sujeito.
Os termos constituintes da oração são as palavras que compõem ou estruturam os discursos linguísticos. São classificados em: Termos essenciais (sujeito e predicado) Termos integrantes (complementos verbais, complemento nominal e agente da passiva)
Complemento verbal é o termo da oração que completa ou integra o sentido de verbos transitivos. Esses termos com essa função podem ser: a) Objeto direto: É o complemento verbal que se liga a um verbo transitivo direto, ou seja, é o complemento que está ligado ao verbo sem a presença de preposição.
Processo de identificação de cada elemento de uma frase verbal. A análise sintática é a parte da gramática que estuda e classifica cada um dos elementos que integram o período de uma frase. ... Na gramática, o conjunto de palavras que estabelecem sentido completo forma uma frase, que pode ou não ter verbo.
A função sintática de uma palavra é o papel que ela desempenha dentro de uma oração na relação com outros termos.
O adjunto adverbial tem com função indicar uma circunstância: lugar, tempo, modo, meio, causa, finalidade, intensidade, frequência, companhia,... Adjunto adverbial indicando lugar: Eu estudei na sala. Adjunto adverbial indicando tempo: Eu estudei ontem. ... Adjunto adverbial indicando frequência: Eu estudei todos os dias.