Considerada um processo físico de separação de misturas heterogêneas do tipo sólido-líquido ou gás-sólido, a filtração, como o próprio nome já diz, envolve a utilização de um material poroso (filtro) para reter as partículas sólidas, separando-as do líquido ou do gás.
Existem basicamente 5 tipos de filtração utilizadas em laboratório, que são:
Agora siga o nosso passo a passo:
O segredo está em acertar a beirada da tampa em uma superfície rígida em um ângulo de 45°. Você pode bater o pote contra a pia ou acertá-lo com uma colher de madeira, por exemplo. Em geral, esse truque faz com que a tampa se mova o suficiente para acabar com o vácuo sem danificá-la.
Basicamente, o ar comprimido atravessa um orifício cônico. Quando ele passa da ponta com menor diâmetro para a extremidade de maior diâmetro, a velocidade do ar aumenta e também gera uma queda de pressão, ao mesmo tempo gerando vácuo.
Para fazer o procedimento, a bomba de vácuo deve ser conectada às válvulas de serviço de evacuação nos lados de alta e baixa pressão, após o teste de detecção de vazamentos e antes da carga de fluido refrigerante. E não se esqueça, pessoal: é preciso atingir um vácuo de cerca de 500 mícrons com a bomba em operação.
Lembre-se: o processo de vácuo em sistema de refrigeração é fundamental para manter a vida útil do aparelho e evitar que a umidade e gases não condensáveis estejam presentes no sistema, provocando baixo rendimento da instalação, dificuldades no processo de condensação, sobrecarga nos compressores e consequentemente ...
Geralmente o procedimento de recolhimento do gás refrigerante é feito com uma máquina denominada “estação recolhedora de gás”. O equipamento é conectado às válvulasdo compressor para captar o gás e devolvê-lo após a manutenção. Mas você pode ainda recolher o gás para a condensadora sem usar uma estação recolhedora.
Para reciclar o gás do ar-condicionado, é preciso de um profissional treinado para fazer o recolhimento do fluido refrigerante. Essa operação é feita com uma máquina recolhedora de gás refrigerante.
Modo de utilização: Engate a válvula na tubulação: uma extremidade da mangueira é ligada junto à conexão de 1/4" na válvula perfuradora e a outra extremidade, junto à botija de gás refrigerante ou ao tanque de recolhimento. Gire a manopla da válvula no sentido horário até que agulha penetre na tubulação.
120 PSI
Sabemos que um botijão P13 tem 13 quilos, um P45 tem 45 quilos, e assim em diante.
Considerando o botijão cheio, as condições climáticas e a composição do GLP, a pressão normalmente varia entre 3 a 10 kg/cm².
A pressão em um botijão varia muito rapidamente com a temperatura e tal decorre da Lei de Clausius-Clapeyron. Para o propano a 0o C a pressão de vapor saturado é 2 atm, a 20o C é 7 atm e a 40o C é 13 atm, finalmente atingindo 43 atm a 96o C.