A DEMOGRAFIA é a disciplina que coleta, analisa e interpreta dados populacionais, relacionando-os com fatores educacionais, da saúde, do território, da economia e do meio ambiente.
Resposta. Resposta: São chamados fatores de atração: Saúde, educação, qualidade de vida, emprego, baixo índice de violência. Concentração demográfica indica que em um determinado local a qualidade de vida é tão boa que atraem pessoas dos mais diversos países para viverem nesses determinados locais.
A transição demográfica é uma teoria que aborda as diferentes fases pelas quais passa o crescimento populacional nos diferentes lugares. ... A teoria da transição demográfica afirma que não existe um processo único e constante de explosão demográfica ou crescimento populacional muito elevado.
Resposta. Resposta:As atividades econômicas são bastante diversificadas quanto às formas de produção, à natureza e à finalidade dos produtos. Em função desses fatores, as atividades econômicas acarretam maior ou menor concentração populacional.
Resposta. Porque é uma atração para turistas e para a população. Isso ocorre devido às praias e pontos turísticos das cidades litorâneas.
O motivo da maior parte da população brasileira se concentrar no litoral, se deve ao processo de colonização dos portugueses que chegaram inicialmente no Brasil fundando cidades e fortes ao longo do litoral com o objetivo de proteger seu território de invasões.
Existe uma maior concentração populacional brasileira no seu litoral pelo fato de que historicamente antes mesmo da colonização já havia grande concentração de tribos indígenas em todo o litoral brasileiro, sendo que com a colonização, o desenvolvimento das cidades deu-se também nos litorais, principalmente no Nordeste ...
Olá! Podemos afirmar que a população busca maior ocupação das regiões litorâneas pois estas regiões apresentam por exemplo melhores condições comerciais, facilitando os embarques e desembarques de determinados produtos.
Conquistar mais saúde. Diversas características das cidades litorâneas oferecem benefícios para a saúde de seus habitantes. Além da proximidade com o oceano comprovadamente proporcionar bem-estar, o ambiente e a infraestrutura das cidades à beira-mar incentiva à prática regular de atividades físicas.
Porque a concentração demográfica difere bastante em diferentes regiões. No sudeste, por exemplo, há uma população gigantesca em relação ao tamanho da região enquanto no norte a população é bem menor, mesmo a região sendo maior.
amazônico
É considerado um modelo completo, pois leva em consideração vários elementos geográficos, compondo o quadro natural de uma região. No Brasil, há seis domínios morfoclimáticos: Amazônico, Araucárias, Caatingas, Cerrado, Mares de Morros e Pradarias, além das Faixas de Transição.
Os domínios morfoclimáticos do Brasil apresentam características singulares resultantes da interdependência entre o relevo, o clima, o solo e a vegetação e tem como consequência paisagens distintas, cada uma com suas limitações e potencialidades específicas no território brsileiro.
Clima tropical
Os 6 climas predominantes do Brasil
Os domínios morfoclimáticos representam a combinação de um conjunto de elementos da natureza – relevo, clima, vegetação – que se inter-relacionam e interagem, formando uma unidade paisagística. No Brasil, o geógrafo Aziz Ab'Saber foi o responsável por fazer essa classificação.
Norte: Equatorial. Nordeste: Semiárido. Centro-oeste: Tropical. Sudeste: Tropical de Altitude.
A maior parte da região apresenta clima equatorial (próximo à linha do equador), portanto é quente, com temperaturas médias anuais variando entre 24º e 26 ºC. O período chuvoso da região ocorre nos meses de verão/outono, salvo Roraima e parte do Amazonas, onde chove mais no inverno.
equatorial úmido
O clima tropical litorâneo predomina em grande parte do litoral do país, se estende desde o Rio Grande do Norte até o estado do Rio de Janeiro. Influenciado pela atuação da massa de ar Tropical Atlântica, o clima nessa região é quente e chuvoso.
clima tropical
O clima Tropical abrange vasta área do território brasileiro: a região Centro-Oeste, oeste de São Paulo, de Minas Gerais e da Bahia e se estende por parte dos Estados do Maranhão e Piauí. É um clima alternadamente úmido e seco. A umidade ocorre na primavera e verão com a expansão da massa de Equatorial Continental.
d) clima litorâneo úmido: como o próprio nome indica, é a faixa climática que se estende ao longo do litoral brasileiro, entre os estados do Rio Grande do Norte e São Paulo. ... e) clima subtropical úmido: abrange a porção sul do país, com um clima úmido e mais frio do que os demais.
O clima litorâneo úmido é quente e possui um regime de chuvas melhor distribuído durante o ano para o clima tropical típico. Abrange uma faixa litorânea extensa, se estende do Sudeste ao Nordeste, começando em um pequeno trecho no estado de São Paulo até o estado do Rio Grande do Norte.
O clima tropical de altitude é típico das áreas elevadas da região Sudeste. As temperaturas são mais baixas que as registradas nas áreas típicas de clima tropical. Apesar de ocorrerem durante todo o ano, as chuvas estão mais concentradas no verão. Esse clima é controlado por massas de ar tropicais e polares.
O clima subtropical é favorável para o desenvolvimento de plantas como araucárias e pinheiros. Este tipo de vegetação é beneficiada pela distribuição regular de chuvas durante o ano. Já no clima tropical, a diversidade da vegetação é maior, em consequência da oferta de luz e elevada umidade.
Clima Tropical: tem como principal característica a temperatura em todos os meses do ano que é superior a 18 ºC. ... Clima Mediterrâneo: é um tipo de clima temperado e que tem uma estação seca na época do verão. No verão as temperaturas podem chegar a 30 ºC e no inverno pode chegar a 0 ºC.