Qual o nome cientfico da crie? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
A principal bactéria responsável pela cárie é a Streptococcus mutans.
Como é uma cárie?
A cárie é uma deterioração da estrutura dentária que acontece quando as bactérias presentes na boca começam a se desenvolver. Conforme o tempo vai passando e essas bactérias vão evoluindo, as camadas do dente são atingidas pouco a pouco, o que pode trazer graves consequências para a saúde bucal do paciente.
Como ocorre o processo de formação da cárie?
As cáries são na verdade o processo de desmineralização do nosso dente, ou seja, quando ocorre o acúmulo de sujeira na nossa boca, esse acúmulo se une à uma série de bactérias que já está em nossa boca e essa mistura produz ácidos que corroem as primeiras camadas dos dentes.
Como tratar cáries no início?
O tratamento para eliminar cáries, é feito geralmente através de uma restauração, que é realizada pelo dentista e consiste na remoção da cárie e de todo o tecido infectado, sendo que depois é feita uma cobertura do dente com uma substância que pode ser resina composta, cerâmica ou amálgama.
Qual é o causador da cárie dental?
A principal bactéria relacionada com a cárie é a Streptococcus mutans, que está presente no esmalte dos dentes e que se desenvolve quando há grandes quantidades de açúcar na boca. Assim, para captar maior quantidades de açúcar possível, essas bactérias unem-se em grupos, dando origem às placas bacterianas.
Quais são os principais fatores envolvidos na instalação e evolução da cárie?
É uma doença multifatorial, que depende da interação de três fatores principais: o hospedeiro, representado pelos dentes e saliva, a microbiota e a dieta consumida. Atualmente, considera-se o tempo como um quarto fator essencial para o desenvolvimento da cárie.
Como identificar uma cárie no início?
O principal sintoma de cárie é a dor de dente, no entanto outros sinais e sintomas que podem surgir e serem indicativos de cárie são:
Dor que piora ao comer ou beber algo doce, frio ou quente;
Presença de furinhos em um ou mais dentes;
Manchas marrom ou brancas na superfície do dente;
Sensibilidade ao tocar num dente;
Mais itens...
O que fazer quando se tem uma cárie?
O tratamento para eliminar cáries, é feito geralmente através de uma restauração, que é realizada pelo dentista e consiste na remoção da cárie e de todo o tecido infectado, sendo que depois é feita uma cobertura do dente com uma substância que pode ser resina composta, cerâmica ou amálgama.
Quais os estágios da cárie dental?
Os estágios das cáries dentárias
Fase um: Manchas brancas. ...
Fase dois: Cárie do esmalte. ...
Fase três: Cárie da dentina. ...
Fase quatro: Invasão da polpa dentária. ...
Fase cinco: Formação de abcesso. ...
Fase seis: Perda do dente. ...
Como prevenir a cárie dentária?
Quais são as possíveis causas da cárie dentária e como podemos Preveni-la?
Tudo começa com o acúmulo de alimentos nos dentes somado à má ou falta de higiene bucal, que resulta nas lesões bacterianas. A boa notícia é que essa doença pode ser evitada com uma rotina de cuidados dentais e visitas regulares ao dentista.
Quais os fatores envolvidos na etiologia da cárie dentária?
Ela só aparece com a interação de três fatores determinantes: hospedeiro (compreende os dentes e a saliva), substrato (dieta cariogênica) e microrganismo (bactérias). Os três fatores determinantes, quando se interagem precisam de um tempo para favorecer na desmineralização do dente.
Quais os 4 fatores que devem interagir para que haja a doença cárie?
Além dos fatores determinantes para a doença (interação entre hospedeiro, dieta, biofilme e tempo), é sabido que fatores sociais, econômicos e comportamentais podem influenciar no desenvolvimento da doença cárie.
O que fazer quando tem cárie?
Ou seja, aquela parte que está contaminada pela cárie. Essa remoção pode ser feita através de uma broca dentária, um laser ou até mesmo um gel papacárie. Além disso, em caso de uso de gel, o dentista limpa o dente com uma cureta ou raspa a área com um motorzinho.