Alguns de seus ossos são os maxilares, zigomáticos, os ossos nasais, além da caixa craniana e a mandíbula. A mandíbula é o único osso móvel da face e serve para a mastigação de alimentos que serão direcionados ao sistema digestivo.
Mandibular fractures. A mandíbula é o único osso móvel da face e participa de funções básicas como mastigação, fonação e deglutição, além de participar da manutenção da oclusão dentária ocupando juntamente com a maxila a maior porção óssea do esqueleto facial1 .
Na maior parte dos casos, o tratamento é feito com aplicação de resina sobre os dentes, que funciona como uma espécie de gesso sobre os dentes, mantendo a fratura imobilizada permitindo sua consolidação. Alguns casos necessitam outros tipos de imobilização, como o uso de placas de titanium.
O maxilar estalando pode resultar de uma disfunção das articulações temporomandibulares, que fazem a ligação entre o maxilar e o esqueleto e que permitem que a pessoa possa falar, mastigar e bocejar, por exemplo.
Para aliviar os sintomas, pode-se aplicar gelo no local, tomar remédios analgésicos, anti-inflamatórios e relaxantes musculares, usar uma placa de proteção dentária e preferir alimentos mais suaves durante o período em que sentir o maxilar estalando.
Mandíbula estalando ao abrir e fechar a boca pode ser sinal de disfunção na ATM. Você ou alguma pessoa próxima fica com a mandíbula estalando quando abre ou fecha boca, ou ainda, ao mastigar, bocejar? Saiba que essa é uma evidência de disfunção temporomandibular (DTM).
Talvez vc esteja com trismo, o que dificulta a abertura da boca. O ideal seria fazer uma fisioterapia oral, para "forçar" cada vez mais a abertura. Pergunte seu dentista sobre isso.
Trismo é considerado a limitação de abertura bucal cuja etiologia está associada a diversos fatores tais como disfunção temporomandibular, complicações exodônticas, lesão cancerosas, entre outras.
Trismo é uma aumento de volume local devido ao edema (inchaço) da cirurgia. Geralmente trato com corticoide por 3 dias e compressa quente.
Portanto, tratamento pode incluir fisioterapia, exercícios para ajudar a melhorar a abertura da boca. Mais recentemente temos como aliado importante no tratamento a aplicação de laser de baixa potência, para diminuir o edema e dor.
A recuperação completa da extração do dente do siso pode demorar até 1 semana, mas esse período pode variar de acordo com a complexidade da cirurgia e o número de dentes retirados, por exemplo.
Após a cirurgia, é normal que o paciente sinta dor. Esse desconforto ocorre devido a um processo inflamatório que se instala logo depois da extração e, de acordo com o dentista, isso é fisiologicamente comum.