mercúrio
Significado de Gálio substantivo masculino Metal de símbolo químico Ga, branco-prateado, macio, encontrado na crosta terrestre. O gálio ocorre sob forma líquida ou sólida, devido a seu baixo ponto de fusão. Suas propriedades gerais são semelhantes às do alumínio.
bromos
O mercúrio
Mercúrio (elemento químico)
mercúrio
– O mercúrio
- Líquidos: elementos como mercúrio (Hg) e o bromo (Br), por exemplo, são líquidos em condições ambientes. Vale dizer que outros elementos, tais como o gálio (Ga), rubídio (Rb), frâncio (Fr) e o césio (Cs), tornam-se líquidos em temperaturas um pouco maiores, entre 27ºC e 30 ºC.
A maioria dos metais é sólida à temperatura ambiente (25°C), com exceção do Mercúrio (Hg), que é o único metal encontrado na natureza no estado líquido, e possui cor prateada e um brilho característico denominado “aspecto metálico”.
Primeiro devemos determinar qual é a 'temperatura ambiente', e podemos dizer que está entre 20°C e 25°C (dependendo da fonte consultada). Considerando estes valores, ficamos então apenas com dois elementos como sendo líquidos em temperatura ambiente e pressão atmosférica: bromo e mercúrio.
A importância Uma das principais funcionalidades da tabela periódica é a possibilidade de prever para que serve cada elemento químico e quais compostos irão resultar nas suas combinações. Isso só acontece porque os elementos são agrupados não só pelos seus números atômicos e em ordem crescente.
A tabela periódica é uma tabela que agrupa os elementos químicos como forma de facilitar o acesso a eles. ... Os elementos químicos da tabela periódica são classificados como metais, não metais e gases nobres, e são separados por grupos que determinam o tipo de elemento.
Os elementos na tabela estão dispostos na horizontal, de acordo com seus números atômicos, e se organizam através dos períodos e famílias. São sete períodos (linhas horizontais) na tabela atual, sendo que o número do período indica a quantidade de camadas eletrônicas que são preenchidas em cada átomo dos elementos.
Os dezoito grupos (colunas verticais) da tabela periódica e os respectivos elementos que a pertencem são:
As semelhanças entre os elementos de uma mesma família ocorrem porque o número de elétrons de valência do átomo no estado fundamental é o mesmo para os membros de determinado grupo. Os átomos do grupo 1 tem seus elétrons distribuídos por mais de um nível de energia, mas todos tem um elétron de valência.