Então entenda melhor as diferenças e benefícios de cada uma delas:
Alface lisa: A mais consumida, com folhas soltas, macias e de sabor suave. Alface mimosa: Alface com folhas vermelhas ou verdes com a borda bastante entrecortada, parecendo dedos de uma mão, esta entre as alfaces mais delicadas.
Características: É uma planta cultivada em horta da família das compostas, botanicamente suas folhas verde amarelada com folhas crespas, repicadas e miudas seus talos sao espigados e fornecem um suco leitoso, e espesso, apresenta sabor suave.
Segundo Dai, a roxa exibe essa coloração porque contém antocianina, pigmento de efeito antioxidante. Ele blinda as células de agressões, favorecendo, assim, a longevidade. Já a crespa reúne uma quantidade ligeiramente maior de vitamina C, outra substância que combate radicais livres.
Existem diversos tipos que são cultivados e comercializados em nosso país, mas os tipos mais conhecidos no Brasil são a alface mimosa, crespa, americana, lisa, romana, frisada e roxa.
O consumo regular de alface poderia trazer os seguintes benefícios para a saúde:
No caso da alface, as diferentes espécies apresentam diferenças sutis. A rugosa/crespa e a lisa são mais nutritivas do que a americana. ... Ao colocar a alface no prato você já está consumindo mais fibras e isso, além de beneficiar o intestino, também ajuda a controlar o peso.
Conheça as variedades:
"A alface é rica em vitaminas A e C, além de ser uma boa fonte de fósforo e cálcio. Mesmo nas folhas verdes, se você optar pelo verde mais escuro, a concentração de ferro aumenta", explica. ... A diferença entre a folha verde e a roxa está nos antioxidantes. Quanto mais escura é a hortaliça, mais rica em antioxidantes.
A alface americana Mayumi possui plantas grandes e vigorosas com ótima sanidade foliar e excelente proteção de cabeça. Seu ciclo médio a partir do transplante é de 50 a 60 dias. Possui cabeças de formato redondo, pesada e compacta, de coloração verde escura.
Cave buracos de 15 cm para cada muda em uma parte do seu jardim. Organize os buracos em fileiras, a 25 cm de distância um do outro. Não deixe que o espaço tenha mais do que 50 cm. Plante a alface em uma parte do jardim com solo rico e de boa drenagem que fique totalmente exposto ao sol.
O plantio de alface pode ser realizado tanto em pequenas hortas caseiras quanto em grandes áreas. No verão, a colheita ocorre em períodos de 60 a 70 dias depois do início do cultivo e, no inverno, se estende em torno de 80 a 90 dias.
A duração do ciclo plantio/colheita em solo é de 60-90 dias no outono e no verão 21 a 30 dias.
O ideal é que haja de 30 a 40 centímetros entre elas. Após 15 dias, é preciso fazer uma adubação de cobertura, para ajudar no crescimento, usando-se adubo 25-15, ou equivalente disponível; 40 dias depois, para finalizar a cabeça (no caso da alface americana), pode-se fazer uso de um fertilizante 14-128.
7 dicas para deixar sua horta mais produtiva
Irrigação. Você precisa regar o pé de alface frequentemente. O objetivo é manter o solo sempre úmido, mas é preciso ter cuidado para não deixá-lo encharcado, pois isso pode prejudicar a plantação.
Os melhores períodos para regar as plantas são as primeiras horas da manhã e no final da tarde, após as 15 horas. Evite molhar as plantas em horários muito quentes, pois a água evapora muito rápido. Regar a noite também não é indicado, pois a absorção da água é menor, fazendo com que as folhas demorem muito para secar.
Isso porque é necessário adequar a quantidade de água para cada estação do ano e durante as fases de desenvolvimento da espécie. Em dias mais quentes regue duas vezes por dia plantas jovens e adultas e três vezes para as mudas – só diminua a quantidade nas regas.
Regue todos os dias. No desbaste, deixe uma planta após a germinação. Se a propagação for por mudas, use os rebentos que surgem de gemas axilares no caule principal de plantas adultas.
Regue o solo ao redor da planta e evite jogar água sobre ela. É importante manter o substrato sempre úmido, evitando que esteja seco ou mas nunca encharcado. A freqüência da rega pode variar de acordo com o clima e a drenagem do seu vaso/horta.
Corte apenas os talos das folhas que quer colher e não toque na raiz. Retorne em uma semana e colha as novas folhas grandes. A couve precisa ser colhida rotineiramente. Se não a colher por mais de uma semana, a planta pode ser comida por pestes.