Embora o Enem seja a porta de entrada para diversas universidades do país, algumas instituições de ensino superior têm vestibular próprio. Esse é o caso da Universidade de São Paulo (USP), que realiza seu processo seletivo pela Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest). Nesse sentido, decidimos reunir alguns exemplos de redação Fuvest!
Nessa fase de preparação muitos alunos sentem medo do que está por vir, afinal o grande dia da prova define sua aprovação em uma das universidades mais concorridas do país.
A proposta era avaliar as falas do então ministro de finanças do Japão, Taro Aso, que criticou o papel do Estado para com sua população de idosos, no que diz respeito às despesas médicas.
Um recurso importante que o site da Fuvest disponibiliza e que pode te ajudar a compreender como construir o seu texto é o acesso a algumas das redações modelo produzidas nos anos anteriores. Vale a pena consultar.
Conclui-se, portanto, que o passado se configura como o parâmetro mais adequado a ser considerado na compreensão do presente e confecção do futuro, de forma que, ao ser adquirido amplo entendimento acerca de suas raízes históricas, todos os povos poderão, decerto, renascer sob influência delas, originando um futuro sem a recorrência de inconsistências.
A associação do riso à alegria é universal, entretanto, existem faces do ato de rir ligada ao exercício de poder. O provérbio brasileiro “quem ri por último ri melhor” exemplifica uma dessas faces: a noção de que o “último riso” é o melhor, simboliza a vitória de um grupo social que ri em detrimento de outro, que se cala. Nesse sentido, sob a influência de conjunturas e contextos diferentes, o direito à risada pode representar o triunfo de setores marginalizados ou a vitória dos que buscam o controle e a apassivação de outros. Isso, paradoxalmente, sem deixar de ser um símbolo da felicidade (Eudaimonia), que, para Aristóteles deveria ser um objetivo coletivo.
Oferecer apenas um argumento vai tornar seu texto fraco e optar por desenvolver 3 ou mais parágrafos argumentativos pode ser perigoso por faltar espaço para debater sobre as ideias.
Proposta Fuvest 2010: Um mundo por imagens – a construção de imagens sobre pessoas, fatos, livros, instituições e situações.
Depois disso, utilize repertórios que tenham relação com o argumento que você ofereceu e te ajudem a defender seu ponto de vista sobre o tema. Pode ser um filme, uma série, uma notícia, uma música... vale qualquer conhecimento de outra área que seja relacionado ao assunto debatido.
Por outro lado, a resistência associada ao riso só é possível quando esse é protagonizado, em sua geração e vivência, por setores marginalizados das sociedades. Isso porque, há também o controle de sujeitos por meio da anestesia gerada ao rirmos: conhecidas como “políticas do pão e circo”, os investimentos em entretenimentos que distraem a população de pautas sociais, embora tenham em seu bojo algum “riso”, causam a apassivação dos sujeitos- risos inertes, sem ação social. EM contrapartida, a apropriação popular do lazer e do humor garantem a faze de resistência do riso. Como exemplo dessa, têm-se os memes na Internet -os quais proporcionaram ao Brasil título de Fábrica de memes- e que o riso é gerado de forma crítica e a partir da inventividade popular que consegue, ainda que marginalizada ou silenciada, nutrir seus risos-risos marginais.
Então, para compreender como é a redação da FUVEST, o CRIA elaborou esse conteúdo completo para te guiar nessa jornada. Boa leitura.
Para discutir sobre o assunto e ir além do senso comum é importante desenvolver bons parágrafos argumentativos. Portanto, para que a defesa da sua tese seja considerada forte, desenvolva dois argumentos diferentes, um em cada parágrafo.
Desse modo, embora haja diferentes faces do riso, o “último” deveria ser o marginal -da população para a população- que resiste aos escárnios. Assim, a Eudaimonia aristotélica pode ser alcançada através do humor popular.
Por fim, vamos ao último passo do banco de ideias, que trata da elaboração de uma resposta justificada para a pergunta "O mundo contemporâneo está fora de ordem?".
Depois de contextualizar o tema através da apresentação do repertório, é hora de dizer sobre qual assunto você vai discutir na redação. Fazer isso nas primeiras linhas da sua redação é fundamental para não fugir do tema.
Primeiro, deve-se ressaltar que esse discurso fere princípios da ética, já que pessoas que contribuíram tanto para a sociedade no passado não têm seus direitos assegurados e são tratadas como um peso. A ideia de contrato social ensina que partes da liberdade devem ser cedidas por todos os cidadãos para que os mesmos tenham direitos dentro da sociedade. Comparando com os idosos, que, em sua idade produtiva, trabalharam e fizeram o país crescer, a parte do “contrato” por parte do Estado não está sendo respeitada, já que os idosos têm direito ao apoio à saúde do Estado e ele está sendo limitado.
Em outro ponto, os idosos são fontes inestimáveis de conhecimento sobre a vida, tanto na visão filosófica como na prática, por já terem vivido mais e como consequência, aprendido mais. Reduzir os idosos a um “peso” faz com que a sociedade não apenas ignore seus direitos, mas também, a história da sociedade em que se vive. Com isso, deixa-se de aprender com os erros do passado e há o atraso do avanço da sociedade para o futuro como um todo.
Proposta Fuvest 2014: Envelhecimento da população e modo como lidamos com os idosos.
Se você vai fazer a prova da Fuvest 2023 e quer garantir sua tão sonhada aprovação na USP, não deixe de fazer aproveitar o Guia da Redação Perfeita - edição Fuvest.
Desse modo, os alunos que desejam ingressar em instituições de ensino superior vinculadas à FUVEST, como a Universidade de São Paulo (USP), devem ter uma boa compreensão desse sistema de avaliação.
Segundo o Manual do Candidato, a banca avaliadora é instruída com uma seleção de textos que servem como amostra, além de leitura, análise e discussão desses textos para avaliar as possibilidades de abordagem do tema.
Proposta Fuvest 2015: Camarotização da sociedade brasileira: a segregação das classes sociais e a democracia.
Conforme o artigo 5° da Constituição Brasileira, todos são iguais perante à lei, ou seja, todas as pessoas deveriam receber os mesmos direitos. Entretanto, essa norma não condiz com a realidade. Haja vista que, no Brasil, os indivíduos são separados em classes sociais, a “camarotização” se torna cada vez mais evidente. Com isso, de Engels, no século XIX, a Racionais, no final do século XX, ambos escancaram a horrenda segregação da população entre: os mais afortunados e os desfavorecidos.
A redação é corrigida por dois avaliadores, que devem analisar o desempenho do participante de acordo com as cinco competências e atribuir uma nota entre 0 e 200 pontos para cada uma das competências. A nota final do participante será a média aritmética desses pontos, que pode chegar até 1000.
Para isto, basta entrar na página do Enem e inserir a senha e o número do CPF. O acesso ao espelho de correção é exclusivamente para vista pedagógica da redação. Com isso, os participantes podem saber qual foi o resultado em cada uma das cinco competências avaliadas e comparar seu desempenho com o dos demais.
Para conferir a correção da sua redação, entre na Página do Participante do Enem 2019 e faça o cadastro no gov.br. Assim, será possível ver as vista pedagógica do texto produzido.
Não existe um número exato de acertos que garantem 700 pontos no Enem. Isso acontece devido ao método usado para corrigir as provas, a Teoria de Resposta ao Item (TRI), uma modelagem estatística que considera dois fatores para gerar uma pontuação final: o grau da dificuldade da questão (fácil, médio e difícil)
7 dicas para garantir uma nota boa no Enem