ZAP, GATO OU ZORRO - É a maior carta do jogo e seu nipe sempre será paus. COPAS, COPETA OU COPILHA - É a segunda maior carta e seu nipe sempre será copas. ESPADAS OU ESPADILHA - É a terceira maior e seu nipe sempre será espadas.
Manilhas são as quatro cartas (de paus, copas, espadas e ouros) subsequentes à carta virada (a "vira"). ... PAUS, COPAS, ESPADAS e OUROS - esta é a ordem das manilhas, sendo a de paus a que mais vale (é chamada de ZAP ou GATO, dependendo da região do país).
No entanto, como o truco é um jogo que tem suas origens mais prováveis na Espanha, é necessário que sejam retiradas algumas cartas para se adequar ao baralho espanhol. Dessa forma, o jogo é praticado apenas com 40 cartas do baralho, retirando-se as cartas 8, 9 e 10, além dos coringas.
Ninguém é obrigado a mostrar sua carta maior na segunda vaza, mesmo com trucada. Se empatar também na segunda vaza, o a mão terminará na terceira vaza, valendo então, a maior carta jogada.
10 Dicas para jogar truco melhor que seus adversários
Em cada rodada, um jogador deve colocar uma de suas cartas na mesa, e o jogador com a carta mais forte vence a rodada. Quem ganhar 2 dessas rodadas ganha a mão e marca 1 ponto, e uma nova mão se inicia. Durante as rodadas, os jogadores têm a opção de pedir Truco, Seis, Nove e Doze, aumentando o valor da rodada.