Na palavra "tesoura" encontramos um ditongo. Os encontros vocálicos são a união de duas ou três vogais em uma palavra. Os ditongos são formados pelo encontro de uma vogal com uma semivogal que permaneçam na mesma sílaba quando ocorre a separação silábica. Diferente do hiato, em que as vogais se separam.
Tesoura é ditongo,pois possui duas vogais juntas.
sou, paroxítona espero que tenha ajudado.
a onça. o jabuti. o veado. Veja a figura abaixo. Qual a figura cujo nome tem a primeira sílaba (pedaço) igual a de TESOURA? Leia o texto abaixo.
Os ditongos são classificados em crescentes quando há um crescimento sonoro, passando de um som mais fraco para um som mais forte. São classificados em decrescentes, quando há um decrescimento sonoro, passando de um som mais forte para um som mais fraco.
Ditongos crescentes: ditongos em que a semivogal vem antes da vogal. Exemplos: água, qual, mágoa, glória, mandioca, pátria, sério. Ditongos decrescentes: ditongos em que a vogal vem antes da semivogal. Exemplos: moita, cai, mói, mãe, céu, caule.
A função crescente é aquela em que y aumenta toda vez que x é aumentado. A função decrescente é aquela em que y diminui toda vez que x é aumentado. Funções são regras que ligam cada elemento de um conjunto a um único elemento de outro conjunto.
Em qual dos itens abaixo todas as palavras apresentam ditongo crescente: a) Lei, Foice, Roubo.