A aculturação é um processo que implica a recepção e a assimilação de elementos culturais de um grupo humano por parte de outro. ... Já a assimilação é um processo social em virtude do qual indivíduos e grupos diferentes aceitam e adquirem padrões comportamentais, tradição, sentimentos e atitudes de outra parte.
Aculturação é o conjunto de mudanças existentes a partir do contato e interação entre duas ou mais culturas. A aculturação é, portanto, o resultado do constante contato cultural e da transmissão de elementos da cultura de uma sociedade para outra.
processo de modificação cultural de indivíduo, grupo ou povo que se adapta a outra cultura ou dela retira traços significativos.
Os chamados transplantes jurídicos dividem-se em: empréstimo jurídico (assimilação voluntária de determinadas normas provenientes do direito de outras nações) e aculturação jurídica (processo de recepção de um direito alienígena que provoca alterações globais no direito do país receptor).
Além dos portugueses, devemos lembrar que a escravidão negra foi um fator determinante para a criação da cultura brasileira tal qual conhecemos hoje. ... Culinária, objetos e palavras são alguns exemplos de que a aculturação ocorreu e ainda ocorre em terras brasileiras com os diversos grupos de imigrantes.
O processo de aculturação, que de várias maneiras culminou na mudança cultural e na assimilação dessas culturas indígenas, em certos aspectos pode ser visto na mudança da forma como se vestem, na construção de suas casas ou no gradual abandono de suas línguas.
Resposta. Olá, estão aqui em baixo as consequências: Os indígenas saíram do isolamento em que viviam , o que lhes trouxe novos costumes e a consequente descaracterização da sua cultura e perda da natureza tal como a conhecia. ... - desestruturação do sistema produtivo e das instituições indígenas.
Resposta. Resposta: Os colonizadores, por não conhecerem a cultura dos povos indígenas, assim como não compreenderem sua língua e rituais, acabaram enxergando os mesmos como povos não civilizados e impondo suas crenças e modo de vida.
Com a chegada dos estrangeiros, os indígenas começaram a ser atacados e tinham que aceitar as ordens dos portugueses. Muitos foram escravizados. Portando os indígenas tiveram que mudar todos os seus hábitos para adotarem os dos portugueses, de forma obrigatória. Algo que ia desde a língua até a religião.
Além de serem dizimados pelos povos europeus, os índios perderam a sua identidade cultural, devido a miscigenação e a imposição da cultura dita civilizada por parte dos ''homens brancos''. ... A morte de muitos dos índios se deu graças as doenças que foram trazidas pelos europeus.
Isso porque os portugueses queriam dominar e impor seus costumes sobre uma terra já habitada, isso é uma das maiores consequências para os índios, já que já tinham determinada cultura mas estavam impondo outra cultura bem diferente nessa terra.
Consequências. Os conflitos brutais entre indígenas e portugueses resultaram em mortes e aprisionamentos. As relações entre os dois povos foi marcada pela violência e imposição dos lusitanos, muitas vezes disfarçada pela presença dos missionários.
Os indígenas que estavam localizados no território nacional passaram por grandes entraves após o processo de chegada dos portugueses e espanhóis, haja vista que vivenciaram um verdadeiro choque cultural, além de situações de dominação e atividades compulsórias.
Os índios revoltaram-se porque estavam sendo submetidos à escravidão, quando não queriam trabalhar eram ameaçados pelos portugueses e, se não conseguiam fugir, eram mortos ou escravizados. ... O contato cordial deu lugar à guerra, e os franceses se aproveitaram disso na sua luta contra os portugueses pela posse do Brasil.
Resposta. Com a chegada dos portugueses ao Brasil, os indígenas viraram escravos dos brancos, assim eles perderam seus rios, florestas e seu espaço territorial.
Os portugueses achavam-se superiores aos indígenas e, portanto, deveriam dominá-los e colocá-los ao seu serviço. A cultura indígena era considera pelo europeu como sendo inferior e grosseira. Dentro desta visão, acreditavam que sua função era convertê-los ao cristianismo e fazer os índios seguirem a cultura européia.
(FUVEST) Os portugueses chegaram ao território, depois denominado Brasil, em 1500, mas a administração da terra só foi organizada em 1549. Isso ocorreu porque, até então, a) ( ) os índios ferozes trucidavam os portugueses que se aventurassem a desembarcar no litoral, impedindo assim a criação de núcleos de povoamento.
Alguns historiadores chamaram o primeiro contato entre portugueses e indígenas de “encontro de culturas” (como uma tentativa de amenizar e adocicar as péssimas relações que foram mantidas), mas percebemos que o início do processo de colonização portuguesa foi um “desencontro de culturas”, que mais correspondeu ao ...
Já em relação aos povos indígenas, os portugueses inicialmente se comunicavam usando de gestos e expressões corporais e faciais até que começaram a aprender a língua dos nativos indígenas, o que facilitou o processo de negociações.
Tupinambá
No caso dos nativos com os colonizadores, o choque cultural se deu logo no primeiro momento de encontro, pois os hábitos sociais e culturais dos dois povos eram totalmente diferentes, de modo que um considerou o outro como muito estranho, o que terminou servindo como justificativa ideológica para que os europeus ...
Os primeiros contatos do europeus e indígenas foi um choque de culturas, sendo que inicialmente foi um contato pacífico, principalmente da parte dos portugueses, sendo que os Espanhóis, ao chegarem, logo entraram em guerra com os indígenas.
Resposta: Os grupos indígenas de língua tupi eram as tribos tamoio, guarani, tupiniquim, tabajara etc. Todas essas tribos se encontravam na parte litorânea brasileira. Estes foram os primeiros índios a terem contato com os portugueses que aqui chegaram.
povo tupi
Resposta: índios reagiram de formas diversas da chegada dos colonizadores, e a chegada de invasores como holandeses e franceses. Explicação: O apoio indígena foi decisivo para o triunfo portugues (Colonização Portuguesa).
Os conflitos entre indígenas e portugueses começaram com a reação de algumas tribos contra a presença dos portugueses e pela iniciativa dos colonizadores em conquistar a submissão dos indígenas.
A hipótese mais aceita para explicar a origem dos índios brasileiros é a de que eles são descendentes de povos asiáticos que atravessaram o estreito de Bering há 62 mil anos. Estudos arqueológicos recentes estabelecem a chegada dos primeiros habitantes do Brasil à Bahia e ao Piauí entre 20 mil e 40 mil anos atrás.
Resposta. Resposta: A relação estabelecida entre os povos é de desconhecidos, estrangeiros, diferentes. Os povos são os índios e os Portugueses.
Em várias regiões, e de diversas maneiras, povos diferentes se inter-relacionavam por meio de guerras, de troca de objetos, de casamentos, de convites para festas, rituais etc. Apesar de terem se transformado com o tempo, essas redes de relações não cessaram nos dias de hoje.
Ali vivem desde povos resistentes – também chamados ressurgidos – até os povos livres – isolados, que não têm contato algum com as sociedades nacionais, as quais, entre si, repartiram a grande bacia amazônica e nela desenvolvem as mais desencontradas e descontroladas políticas de ocupação e exploração.