O Clima Equatorial denominado também como clima de floresta tropical é especialmente quente e úmido, e se define pela alta temperatura média do ar, que gira em torno de 24°C e 28°C, com uma média mensal superior a 18°C por causa da grande pluviosidade.
As Florestas Equatoriais se desenvolvem próximo à linha do Equador. Por isso a floresta amazônica é equatorial e é bem úmida e sua vegetação tem folhas grandes pra maior absorção de luz.
Geografia do Brasil A Floresta Equatorial é um tipo de formação florestal localizado nas regiões equatoriais, na Zona intertropical, ou seja, próximas à Linha do Equador. A floresta apresenta temperaturas acima de 25°C, altas taxas de precipitação pluviométrica e elevadas taxas de umidade relativa do ar.
Esse bioma, localizado entre as florestas tropicais (ao sul) e a tundra (ao norte), pode ser encontrado nas porções norte da América do Norte, da Europa e da Ásia.
Subtropicais são as zonas da Terra imediatamente ao norte e ao sul da zona tropical, que é delimitada pelos trópicos de Câncer e de Capricórnio, na latitude 23,5° norte e sul.
região sul
Porque ela se localiza nas áreas próximas aos Trópicos de Câncer e Capricórnio. O clima subtropical é quente e a variação anual da temperatura. As chuvas são abundantes sendo bem distribuída o ano todo Nesse ambiente há a maior variabilidade de vegetais e plantas do planeta.
O clima Subtropical é típico da região sul do Brasil. A temperatura média é em torno de 18º C, com verões quentes e invernos frios, portanto com elevada amplitude térmica anual. A massa de ar Tropical Atlântica atua principalmente no verão e a massa de ar Polar Atlântica tem maior presença no inverno.
O clima subtropical é caracterizado por ter as quatro estações do ano bem definidas. ... Esse clima é o único domínio climático brasileiro que se encontra fora da faixa tropical, ou seja, localizado ao sul do Trópico de Capricórnio.