As paredes atriais são constituídas de músculos pectíneos, que formam uma bolsa conhecida como aurícula direita. A crista terminal separa as camadas musculares cardíaca e lisa das paredes atriais, enquanto o septo interatrial divide os átrios.
Função. Devido ao trajeto de suas fibras, quando o pectíneo se contrai ele promove tanto a flexão quanto a adução da coxa na articulação do quadril. Quando o membro inferior encontra-se na posição anatômica a contração do músculo causa primeiro flexão na articulação do quadril.
O aumento do átrio esquerdo frequentemente está relacionado com hipertensão arterial ou com alguma condição que dificulte o relaxamento do ventrículo esquerdo, dificultando assim o esvaziamento do átrio na diástole (o que geralmente é chamado de déficit de relaxamento ou disfunção diastólica).
Noções anatômicas
O coração é um grande órgão muscular do sistema cardiovascular que é constituído de quatro diferentes camadas, que são, de fora para dentro:
Os vasos pelo qual o sangue chega ou saem do coração, têm suas raízes situadas na base do coração e por esta razão esta região não apresenta uma nítida delimitação. No átrio direito desembocam (chegam) as seguintes estruturas, a veia cava superior e cava inferior.
elas são: Coração esquerdo: arte ria aorta e veias pulmonares. Coração direito: veias cavas cranial e caudal e artéria tronco pulmonar.
Os três principais tipos de vaso sanguíneo são: artérias, veias e capilares.
Os vasos sanguíneos que chegam ao coração trazendo sangue das diversas partes do corpo encontram-se sob baixa pressão e são denominados veias. Os que saem do coração, conduzem sangue aos órgãos sob alta pressão e são chamados artérias.
→ Principais artérias do corpo
É o ventrículo esquerdo. O ventrículo esquerdo possui maior quantidade de músculo cardíaco devido a necessidade que este tem de ejetar sangue para fora do coração com bastante pressão, para que esse sangue posse assim chegar a todos os órgãos e tecidos do corpo.
Câmaras do coração O coração é formado por duas câmaras superiores, os átrios, e duas câmaras inferiores, os ventrículos.
Existem quatro valvas cardíacas no coração que são:
O coração é dividido em duas metades por um septo dirigido obliquamente, e cada uma das metades apresenta duas cavidades, ou câmaras denominadas de átrio e ventrículo. Os átrios são separados pelo septo interatrial e os ventrículos pelo septo interventricular.
Embora batam juntos, os lados direto e esquerdo do coração não se comunicam. O átrio direito só se comunica com o ventrículo direito e o átrio esquerdo, só com o ventrículo esquerdo. Na comunicação interatrial, os dois átrios se comunicam.
O átrio direito se comunica com o ventrículo direito que empurra o sangue para os pulmões, na volta o sangue entra no átrio esquerdo se comunica com o Ventrículo esquerdo, de lá o sangue vai para o corpo.
O Átrio direito comunica-se com o ventrículo direito pela válvula tricuspide; O Átrio esquerdo comunica-se com o ventrículo esquerdo pelo válvula mitral.
A válvula tricúspide, ou valva tricúspide, ou valva atrioventricular direita, encontra-se no lado dorsal direito do coração dos mamíferos, entre o átrio direito ou aurícula direita e o ventrículo direito. A função da válvula é impedir o refluxo do sangue do ventrículo direito para o átrio direito.
Internamente os átrios estão separados pelo septo interatrial. O septo interventricular é a parte que separa os dois ventrículos. O sulco coronário (atrioventricular) indica a divisão entre o átrio e os ventrículos. Ele circunda quase completamente o coração.
O sangue chega ao coração pelas veias pulmonares e entra no átrio esquerdo. Passa para o ventrículo esquerdo e é bombeado pela artéria aorta para o resto do corpo.
Resposta. O glóbulo sai do ventrículo direito e se dirige aos pulmões através das artérias pulmonares, do pulmão, retorna ao átrio esquerdo, transportado por uma das veias pulmonares.
A pequena circulação transporta sangue do coração aos pulmões e, destes, novamente ao coração (coração – pulmão – coração). A grande circulação conduz o sangue do coração a todos os órgãos do corpo e é responsável pelo seu retorno ao coração (coração – corpo – coração).