O Barroco no Brasil tem início no final do século XVII. No país, essa tendência artística teve grande destaque na arquitetura, escultura, pintura e literatura. Na literatura, o marco inicial do barroco é a publicação da obra “Prosopopeia” (1601) de Bento Teixeira.
O Barroco foi introduzido no Brasil por intermédio dos jesuítas. Inicialmente, no final do século XVI, tratava-se de um movimento apenas destinado à catequização. A partir do século XVII, o Barroco passa a se expandir para os centros de produção açucareira, especialmente na Bahia, por meio das igrejas.
Barroco é o nome de um estilo de época surgido no final do século XVI, na Itália, e caracterizado por forte influência religiosa, devido ao contexto histórico marcado pela Reforma Protestante e pela Contrarreforma.
1600
Os primeiros edifícios de arquitetura barroca no Brasil foram erguidos no século XVI. ... Uma das primeiras manifestações da arquitetura barroca foi com os missionários dos Sete Povos. Em São Miguel das Missões, no Rio Grande do Sul, por exemplo, ruínas de uma igreja contam como padres europeus catequizavam os índios.
Minas Gerais detém o maior acervo Barroco do Brasil, com construções ricas em detalhes e elementos cobertos por uma camada de ouro. Também eram utilizadas cores fortes, figuras de anjos e altares de madeira.
É por isso que a arquitetura barroca é observada principalmente em igrejas, catedrais e monastérios. Isso ocorria para demonstrar a imponência da arte cristã. Há exemplos também em edifícios particulares, especialmente mansões urbanas ou rurais em uma clara demonstração do pensamento religioso.
Resposta. Foi a implantação do sistema de ilusão que faziam pensar que as colunas tocavam o teto e era muito enfeitado as igrejas. A arquitetura barroca ajudava a dar mais realidade as pinturas.
Principais características da arquitetura barroca A exaltação da Igreja também é feita por meio de muitos ornamentos, de uma decoração extravagante que traz a ideia de grandiosidade, poder e riqueza. O barroco é ousado e as irregularidades de proporção são comuns nesse estilo.
Principais Características da Arte Barroca
A pintura barroca integra o conjunto de manifestações artísticas ocorridas no período denominado barroco. ... Surgiu junto com outras manifestações barrocas, como a escultura e a arquitetura. Ela é marcada pelo estilo religioso, dramático, com a clara demonstração do estado emocional e apelo aos sentidos.
A escultura barroca é marcada por um intenso dramatismo, pela exuberância das formas, pelas expressões teatrais, pelo jogo de luz, sombra e movimento. As figuras que exibem dramatismo, faces expressivas e roupas esvoaçantes.
Esse estilo opõe-se ao barroco e realiza a transição para o neoclassicismo. Portanto, é aristocrático, valoriza o hedonismo, a ornamentação, e, ao contrário do exagero barroco, privilegia os temas leves e as cores claras. ... Na pintura, predominam as cores suaves e a temática bucólica.
As esculturas barrocas dialogavam diretamente com a religiosidade, enquanto as pinturas podiam ser interpretadas pela misticidade, assim como um toque emocional. Explicação: O Barroco marca sua ascensão a partir da obra: Prosopopéia.
O objetivo da arte barroca era trazer mais fiéis para a crença católica, visto que a Igreja tinha perdido muitos crentes por causa da Reforma Protestante. Assim, podemos entender o barroco como o inverso do Renascimento, que exaltava a razão e não a religiosidade.
Foi nesse momento que a arte barroca ganhou grandes proporções. Focando, principalmente, na arte sacra, as obras tinham como foco o culto ao sagrado. ... Foi mais vista na arte sacra, ou seja, nas pinturas, estátuas e decorações. Na arquitetura da época, foi presente nas igrejas construídas pelo catolicismo.
Resposta: A arte objetiva o estímulo a consciência dos espectadores e público. Arte é uma atividade humana que se relaciona às manifestações estéticas, realizadas por artistas ao usar suas emoções, ideias e percepções.
A arte barroca foi uma arte em essência funcional, prestando-se muito bem aos fins a que foi posta a servir: além de sua função puramente decorativa, facilitava a absorção da doutrina católica e dos costumes tradicionais pelos neófitos, sendo eficiente instrumento pedagógico e catequético.