São 70 anos de televisão brasileira a contar da inauguração da TV Tupi em 18 de setembro de 1950. Mas a história da TV no Brasil percorre muitos períodos antes e depois da primeira transmissão oficial.
O preço dos aparelhos de televisão cai ano a ano. Atualmente uma TV de LCD, com 32 polegadas, é facilmente encontrada nas lojas por R$ 1.
A TV CRT era grande e pesada e oferecia uma imagem sem muita definição. No início dos anos 90, a tecnologia LCD (Liquid Crystal Display – Display de Cristal Líquido) foi desenvolvida. As TVs LCD proporcionavam melhores imagens e eram mais leves que as TVs CRT.
O tempo passou e novos aparelhos foram surgindo, com telas cada vez mais amplas, maior qualidade, bem mais finas e leves, além do som estéreo. Com o surgimento da TV de tela plana e, posteriormente, da TV de plasma e da TV LCD, as imagens ganharam cada vez mais qualidade.
Ela oportuniza diversão acessível para muitas famílias que, geográfica ou economicamente, estão isoladas. Não podemos negar a importância da televisão. Ela tornou-se, para muitos, o único canal de acesso ao conhecimento. Estruturada em redes, a TV integrou diferentes nações do planeta, trazendo e levando notícias.
Então o que mais impulsionou a evolução da televisão no mundo foi a evolução tecnológica e a corrida espacial (porque se não fosse por essas duas hoje em dia nunca teríamos visto uma TV via satélite, e o mundo nunca teria se tornado o que é hoje).
Normalmente, estamos com ele na mão e conversando com alguém por mensagem, o que faz com que possamos estar sozinhos fisicamente, mas acompanhados o tempo todo. Antes do celular, era comum que as pessoas passassem tempo realmente sozinhas, sem as distrações proporcionadas pelo aparelho e sem os GIFs de “bom dia”.
Lazer (antigamente): sem os recursos atuais, as pessoas se divertiam através de bailes, festas reservadas, horas dançantes, encontros em casas particulares, praças.