Diagnóstico e tratamento do edema pulmonar O diagnóstico é feito por meio da avaliação dos sintomas através de uma boa anamnese, exame físico e de raios X de tórax para avaliar a presença de líquido no pulmão.
A partir do diagnóstico, cerca de 50% dos pacientes morrem em até cinco anos. Pessoas que têm sintomas graves ou que tiveram internações por algum problema cardiovascular apresentam taxa de sobrevida ainda menor: 50% morrem após um ano.
Nesse caso, coração grande não é elogio! Quando esse órgão aumenta de tamanho, ele perde força. As fibras ficam estiradas e com o tempo, a pessoa sente sintomas de insuficiência cardíaca (incapacidade de o coração bombear sangue oxigenado suficiente para as necessidades de cada situação).
As causas mais comuns de insuficiência cardíaca são: doença coronariana (infarto, angina, etc.), hipertensão, infecções virais, doenças valvares, gestação (isso mesmo, gestação), farmacológicas (quimioterápicos, imunomoduladores, etc) e a idiopática (a qual não se sabe certamente a causa).
O coração grande, chamado tecnicamente de cardiomegalia, tem diversas causas, como por exemplo: Hipertensão, Doença arterial coronariana (DAC), Valvopatia (Doença das valvas cardíacas), Miocardite (inflamação do coração), Doença de Chagas (transmitida pelo "bicho barbeiro"), entre outras causas menos frequentes.
5 dicas para ter um coração mais saudável
Os hipertensos podem tomar café tranquilamente? De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), a cafeína pode ser consumida tranquilamente, desde que de maneira moderada. A recomendação é que duas xícaras por dia de café previnem doenças cardiovasculares.