2. Qual alternativa abaixo apresenta características do Governo Provisório na Era Vargas? A – Criação do Ministério do Trabalho; início do processo de centralização do poder e nomeação de interventores estaduais.
O Governo Provisório é o nome dado ao período inicial em que Getúlio Vargas governou o país, de 1930 a 1934, sendo esse governo resultado de um Golpe de Estado que foi uma resposta às fraudes nas eleições promovidas pelas oligarquias paulistas.
Estado Novo, ou Terceira República Brasileira, foi o regime político brasileiro fundado por Getúlio Vargas em 10 de novembro de 1937, que vigorou até 31 de janeiro de 1946. Era caracterizado pela centralização do poder, nacionalismo, anticomunismo e por seu autoritarismo.
Estado Novo, ou Terceira República Brasileira, foi o regime político brasileiro instaurado por Getúlio Vargas em 10 de novembro de 1937, que vigorou até 31 de janeiro de 1946. Foi caracterizado pela centralização do poder, nacionalismo, anticomunismo e por seu autoritarismo.
Resposta. O Estado Novo foi um regime político liderado por Getúlio Vargas que durou de 1937 a 1945. Neste período, houve um forte nacionalismo, centralização governamental, suspensão de direitos comuns e políticos, censura midiática, censura aos direitos do trabalhador, corporativismo e intervenção estatal na economia ...
A queda de Getulio Vargas ocorreu em um contexto político global influenciado pela derrota do nazi-fascismo na Segunda Guerra Mundial e pela demanda por abertura política no Brasil.
A renúncia se deu devido às pressões dos E.U.A, oposições militares e civis, agravamentos dos debates entre nacionalistas e liberais (críticas ao populismo).
Após quase 10 anos de ditadura, em 1945, os brasileiros reencontravam-se com a democracia e elegeram o general Eurico Gaspar Dutra, o candidato do Partido Social Democrático, como Presidente da República. Era o início de um regime democrático que duraria 19 anos, sobrevivendo entre diversas crises políticas.