40 Gbps
Para se ter uma ideia, um cabo coaxial transmite em média 10 Mbps, já a fibra óptica pode variar entre 30 MB e 100 MB nos planos das melhores operadoras — mas esse não é um limite.
A internet fibra ótica funciona a partir da transmissão de banda larga a longas distâncias sem perder qualidade nem gerar instabilidade. Isso acontece porque o cabo de fibra ótica permite que mais sinais sejam difundidos, ao contrário do material de cobre utilizado nas conexões DSL, que é mais limitado.
As fibras ópticas são filamentos transparentes capazes de refletir a luz por diversas vezes em seu interior. As fibras óticas são filamentos flexíveis fabricados em materiais transparentes como fibras de vidro ou plástico e que são utilizadas como meio de propagação da luz.
Na infraestrutura de rede FTTH, basicamente são três os tipos de cabos de fibra óptica necessários:
Para saber se em sua rua possui o cabeamento de fibra óptica é preciso consultar a cobertura das operadoras que atendem na sua cidade. Depois de consultar a cobertura, você poderá solicitar para a operadora escolhida a instalação em sua casa e se necessário, na sua rua.
Você vai poder observar que, ao mirar essa luz da fibra rompida para algum lugar, como sua mão, por exemplo, ela não vai emitir um raio de luz reto, provavelmente ela vai para alguma outra direção que não seja a direção que você está apontando, isso é outro sinal de que aquela fibra está quebrada, o nome disso é “ ...
OTDR fibra óptica
De maneira simples, esse conceito trata da dispersão de luz quando ocorre uma mudança no índice de refração. Assim, a luz emitida pelo OTDR é refletida de volta para o equipamento e pelo momento em que a reflexão é recebida, o OTDR calcula o valor da atenuação do cabo óptico.
torcer as fibras de Kevlar numa cadeia de corda , como com os dedos . Recorte as fibras de Kevlar com uma tesoura de metal. Marque o tubo de vidro ligeiramente com uma caixa -cortador ou uma faca afiada . A pontuação é basicamente fazer um arranhão em todo o tubo de vidro , onde você deseja que o corte feito .
Este processo consiste em “fundir” uma fibra óptica à outra, utilizando uma “máquina de fusão”, com a qual se alinham as duas fibras frente a frente, mantendo uma pequena distância entre as mesmas. As máquinas de fusão são, na maioria dos casos, automáticas, algumas com parâmetros de fusão pré-estabelecidos.
Para que seja possível a fusão das fibras é necessária a utilização de uma “Máquina de Emenda Óptica” na qual as duas fibras são alinhadas frente a frente, mantendo-se uma pequena distância entre as mesmas. ... Após a proteção, a fibra emendada é acomodada em recipientes chamados caixa de emendas.
Há dois tipos de perdas de potência óptica em emendas e conectores – a perda de retorno (defeitos na conexão) e a de inserção (inclusão de emendas e conectores no sistema). Para evitar perdas de retorno, os núcleos devem estar perfeitamente alinhados, ou o mais próximo disso possível.
Além disso, os cabos de fibra óptica são mais resistentes à pressão. Isso significa menos rompimentos ao longo da rede. Isso significa menor custo de instalação, distribuição e manutenção e, consequentemente, uma internet mais barata para o consumidor.
Como a fibra óptica consegue oferecer a melhor internet? É bem simples! Por ser revestida por um material dielétrico (imune a ondas eletromagnéticas), a fibra óptica não sofre interferência de outras redes de comunicação ao seu redor. Isso faz com que o seu sinal de conexão continua forte e estável.
Cabos de fibra óptica são uma alternativa muito mais segura que os de cobre. Por usarem luz e não eletricidade, há menos risco de incêndio e interferências. Além disso, por não serem afetados por fatores ambientais, são mais eficientes permitindo que os sinais viajem mais tempo com menor degradação dos fios.