a unidade basica sao os nucleotideos é a composicao quimica de acidos nucleicos conta com a presença de acidos, açucares e bases. exitem dois tipos de acidos nucleicos RNA ( acido ribonucleico ) e o DNA ( acido desoxirribonucleico ), ambos formados por unidades menores, os nucleotideos.
Estrutura e função dos ácidos nucléicos como constituintes celulares. Ácido nucleico é um tipo de composto químico, de elevada massa molecular, que possui ácido fosfórico, açúcares e bases purínicas e pirimidínicas. São, portanto macromoléculas formadas por nucleotídeos.
Tanto a molécula de DNA como a de RNA são constituídas de unidades menores chamadas de nucleotídios. Cada nucleotídio é formado por um grupo fosfato, um açúcar (desoxirribose no DNA e ribose no RNA) e uma base nitrogenada. ... Já no RNA, a timina é substituída por outra base, chamada de uracila (U).
Os carboidratos que entram na composição dos ácidos nucleicos são: desoxirribose (no DNA ou ADN) e ribose (no RNA ou ARN).
Existem dois tipos de ácidos nucleicos: o RNA (ácido ribonucleico) e o DNA (ácido desoxirribonucleico), ambos formados por unidades menores, os nucleotídeos. ... Os nucleotídeos por sua vez possuem três constituintes fundamentais, são eles: ácido fosfórico, pentoses e bases nitrogenadas.
Genes: Sequência de DNA que codifica e determina as características dos organismos. É a unidade fundamental da hereditariedade.
Como macromoléculas da natureza química os ácidos nucleicos são formados por um grupamento de fosfórico, glicídios, nucleotídeos e bases nitrogenadas. Os ácidos nucleicos fazem parte do material genético e possuem uma grande quantidade de massa molecular.
Os ácidos nucleicos são macromoléculas de natureza química, formadas por nucleotídeos, grupamento fosfórico, glicídios e bases. ... Considerando a estrutura primária, os ácidos DNA e RNA podem ser vistos como uma cadeia linear composta de unidades químicas simples chamadas nucleotídeos.
DNA ou ADN é a sigla de acido desoxirribonucleico que é um composto orgânico cuja a molécula contem instruções genéticas que coordenam o desenvolvimento e funcionamento de todos os seres vivos e de alguns vírus. Seu principal papel é armazenar informações necessárias para construção das proteínas RNA.