Varella também é um crítico da medicina alternativa....
A palavra "agnóstico" vem do grego: a-gnostos, ou seja, não-conhecimento, aquele que não conhece. Para um agnóstico, a razão humana é incapaz de prover fundamentos racionais suficientes para justificar tanto a afirmação de que uma divindade existe quanto a afirmação de que uma divindade não existe.
Uma pesquisa de 1995 atribuída a Encyclopædia Britannica indica que os não-religiosos são cerca de 14,7% da população mundial, e ateus cerca de 3,8%. Outra pesquisa atribuída à Britannica mostra a população de ateus em torno de 2,4% da população mundial. É difícil determinar se o ateísmo está crescendo ou não.
Os gnósticos eram dualistas religiosas, que considerou que a matéria é má e o espírito bom e que a salvação é alcançada através do conhecimento esotérico, ou gnose.
Os "Atos de Tomé" e os "Atos de Pedro e os doze" são considerados também textos gnósticos. Ainda que a maioria dos textos tenha sido escrita no século II d.C., pelo menos dois, os "Atos de Barnabé" e os "Atos de Pedro e Paulo" podem ter sido escritos tão tarde quanto o século V d.C..
O número dos livros apócrifos é maior que o da Bíblia canônica. É possível contabilizar 113 deles, 52 em relação ao Antigo Testamento e 61 em relação ao Novo. A tradição conservou outras listas dos livros apócrifos, nas quais constam um número maior ou menor de livros.
Livros deuterocanônicos considerados apócrifos, para judeus e protestantes
São livros que descrevem a vida de Jesus, mas que a maioria das igrejas cristãs consideram ilegítimos. Por isso, eles não entram no cânon – conjunto de textos considerados sagrados – da Bíblia.
De acordo com a tradição escrita hebraica denominada Tanakh, relatada em Gênesis, capítulo 5, versos 22-24, Enoque teria sido tomado por Deus para que não experimentasse a morte e na certa fosse poupado da ira do dilúvio: “E andou Enoque com Deus, depois que gerou a Matusalém, trezentos anos, e gerou filhos e filhas.
Significado de Evangelho substantivo masculino Doutrina de Jesus Cristo: pregar o Evangelho. Livros que contêm essa doutrina, a vida e história de Cristo, e que fazem parte do Novo Testamento. [Figurado] Coisa que merece fé e confiança: sua palavra é um evangelho.
Uma leitura atenta do Novo Testamento nos faz descobrir que o Evangelho é “o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê”. ... (Rm 1,16). Pelo anúncio do Evangelho, inspirado pelo Espírito Santo, Pedro professou a vitória de Cristo sobre a morte e converteu mais de três mil pessoas.
No cristianismo, pregação é como é conhecida a divulgação de conteúdo da Bíblia Cristã com o objetivo de ensinar e converter as pessoas através do Evangelho de Cristo.
Enquanto que os evangelhos sinópticos apresentam Jesus como uma personagem humana destacando-se dos comuns pelas suas acções milagrosas sendo a origem primária para informações históricas sobre Jesus Cristo, já o Evangelho de João descreve um Jesus como um Messias com um carácter divino, que traz a redenção absoluta ao ...
O Evangelho de Marcos retrata a morte de Jesus como um sacrifício expiatório pelo pecado. ... Ele vê Jesus como cumprindo a profecia do Antigo Testamento (Marcos 9:12, Marcos 12:10, Marcos 14:21 e Marcos 14:27). Muitos estudiosos acreditam que Marcos estruturou seu evangelho de forma a enfatizar a morte de Jesus.
O Evangelho de Lucas foi escrito para os gentios (não judeus), enfatizando a misericórdia de Deus através da salvação por Jesus Cristo, principalmente para os pobres e humildes de coração. O último dos evangelhos, o de João, foi escrito para doutrinar os novos convertidos.
Na tradição cristã os Quatro Evangelistas, Mateus, Marcos, Lucas e João, são os autores atribuídos à criação dos quatro evangelhos do Novo Testamento, os quais são: Evangelho segundo Mateus. Evangelho segundo Marcos. Evangelho segundo Lucas.
Acredita-se que o primeiro evangelho tenha sido o de Marcos, escrito entre os anos 65 e 75 D.C.. Os evangelhos de Lucas e Mateus se basearam neste texto. O evangelho de Lucas foi escrito para convertidos não judeus e rastreia a genealogia de Jesus até Adão, fazendo dele uma figura universal.
Um dos critérios para explicar por que só os evangelhos de Marcos, Lucas, Mateus e João entraram na Bíblia é a datação. Um consenso entre os especialistas situa os canônicos como tendo sido escritos entre 60 e 90. Já os apócrifos teriam sido produzidos a partir do século 2.
A opinião consensual dos estudiosos contemporâneos do Novo Testamento é que o Evangelho de Mateus foi originalmente composto em grego e não em hebraico ou aramaico, e que o apóstolo Mateus não escreveu o Evangelho que leva seu nome.
Os Evangelhos do Novo Testamento, quatro relatos sobre a vida de Jesus aceitos por todas as igrejas cristãs, tradicionalmente são atribuídos a dois dos Doze Apóstolos (Mateus e João, filho de Zebedeu), a um companheiro do apóstolo Pedro (Marcos) e a um colaborador de São Paulo (Lucas).
Lista dos milagres
Livro de Obadias
Os chamados Profetas Maiores são o conjunto dos mais extensos Livros proféticos do Antigo Testamento da Bíblia cristã. O termo "maior" refere-se ao tamanho do livro e não a importância do profeta....Profetas maiores
o Apocalipse
8 - Maior livro do mundo (éééééée do Braaasilll):O recorde para o maior livro publicado é uma edição de 'O Pequeno Príncipe' medindo 2,01 m de altura e 3,08 m de largura quando aberto, e contendo 128 páginas. O recorde foi registrado durante a XIII Bienal do Rio de Janeiro, em 2007.