A política para Aristóteles é essencialmente associada à moral. Isto porque a finalidade última do estado é a virtude, ou seja, a formação moral das pessoas e o conjunto de meios necessários para que isso ocorra. ... Assim, ética é uma doutrina moral individual, e a política é uma doutrina moral social.
A ética permite-nos viver como seres humanos, detentores da capacidade de pensar, protegendo-nos, por isso, do caos e do desmoronamento da sociedade em que vivemos. ... Assim, a ética ajuda-nos a distinguir o bem do mal, levando-nos a reflectir sobre questões muito pertinentes, tais como: porque faço isto e não aquilo?
O conceito de participação política tem seu significado vinculado a conquista dos direitos da cidadania. ... Ou seja, pela análise de Giacomo Sani, pode-se entender que essa conquista pelos direitos da cidadania, é em particular, à extensão dos direitos políticos aos cidadãos adultos.
Resposta:Neste período denominado historicamente como Baixa Idade Média, reaparece a noção de estado centralizado e com ele a clássica visão da cidadania, ligada aos direitos políticos. ... Os séculos XIX e XX foram responsáveis por progressos significativos que repercutiram no conceito de cidadania.
Resposta. A relação existente entre o antigo e o moderno na cidadania é o conceito de participação. Pois na antiguidade a participação era essencial para a manuntenção da sociedade como era comum tanto para povo romano e grego.
É na Grécia Antiga que vamos encontrar aqueles que são considerados como os dois primeiros grandes mestres do pensamento político e social: Platão e seu discípulo, Aristóteles. A necessidade da educação política dos cidadãos atenienses tornou-se tema de pensadores políticos como os dois filósofos gregos.