O ozônio (O3) é um dos gases que compõe a atmosfera e cerca de 90% de suas moléculas se concentram entre 20 e 35 km de altitude, região denominada Camada de Ozônio. Sua importância está no fato de ser o único gás que filtra a radiação ultravioleta do tipo B (UV-B), nociva aos seres vivos.
Os principais causadores da destruição da camada de ozônio são produtos químicos como halon, tetracloreto de carbono (CTC), hidrofluorcabono (HCFC), CFC (clorofluorcarbono) e brometo de metila.
A camada de ozônio, como dito anteriormente é uma camada que concentra cerca de 90% das moléculas de O3. Essa camada é essencial para a vida na terra, pois protege todos os seres vivos filtrando a radiação solar ultravioleta do tipo B.
Resposta. Para reduzir a destruição da camada de ozônio, é necessário um controle rigoroso dos gases poluentes na atmosfera, como redução da emissão de gases que são emitidos de fábricas e carros, queimadas florestais, os próprios aterros sanitários emitem gases que destroem a camada de ozônio.
O que você tem feito para preservar a camada de gás ozônio (O3)? Afinal, ela importa muito, porque a camada de ozônio protege todos nós, seres vivos. Isso porque o ozônio é o único gás que filtra a radiação ultravioleta do tipo B (UVB) do Sol. Sem ela, os raios UVB podem acabar com várias formas de vida.
Resposta: Como podemos proteger a camada de ozônio? Para proteger a camada de ozônio, evite o uso de aerossóis ou sprays de qualquer forma, não compre isolamento e outros produtos feitos de CFC e evite andar de carro, ande de bicicleta em vez disso.
O que cada um de nós pode fazer para evitar a diminuição da camada do ozono são:
Medidas como o plantio de árvores, o processo de reciclagem de resíduos, a economia de água e energia, a utilização de meios de transporte benéficos ao ambiente, diminuição da emissão de gases tóxicos à atmosfera e diminuição e erradicação das queimadas, são algumas das mudanças boas para esse processo.
O que pode ser feito para evitar a destruição da camada de ozônio e o aquecimento global? Para reduzir a destruição da Camada de Osônio, é necessário um controle rigoroso dos gases poluentes na atmosfera. A liberação desses gases de forma indiscriminada, contribuem para o aquecimento global.
Hoje ocorre no mundo todo um processo de substituição desse gás CFC e de outros gases poluentes da atmosfera terrestre na tentativa de reduzir o tamanho do buraco na camada de ozônio e, dessa forma, proteger os seres vivos das ações nocivas da radiação ultravioleta.
Quatro atitudes para combater o aquecimento global
Veja as principais maneiras de ajudar a frear a mudança climática e salvar o planeta.
A alta concentração desses gases está relacionada, principalmente, às atividades industriais, realizadas, muitas vezes, por meio da queima de combustíveis fósseis. Além disso, o crescimento da produção agrícola, do desmatamento e do uso dos transportes também são responsáveis pela intensificação da emissão de gases.
Aumentar sua espessura Sua proposta consiste em recolher água da parte inferior da geleira, com bombas de impulsão por energia eólica, para expandi-la sobre as camadas de gelo superiores, de tal forma que esta se congele na superfície, reforçando a consistência.
Impactos dos derretimento das geleiras Um dos impactos causados por esse processo é o aumento considerável do nível do mar. Estudos apontam que as geleiras do mundo têm gelo suficiente para aumentar o nível do mar em até meio metro. ... Outra consequência do derretimento do gelo no mundo são as mudanças climáticas.
Com o derretimento das geleiras o nível do Oceano sobe em níveis consideráveis e coloca em risco a existência de nações como Holanda e Ilhas Maldivas que podem ser engolidas por água marítima. E quando ela derrete existe conteúdo que acaba indo parar oceanos. ...
Algumas soluções:
- Usar ao máximo a iluminação natural dentro dos ambientes domésticos. - Não praticar desmatamento e queimadas em florestas. Pelo contrário, deve-se efetuar o plantio de mais árvores como forma de diminuir o aquecimento global. ... Geração e uso de energia solar: outra opção para a redução do aquecimento global.
A principal forma das árvores contribuírem para minimizar as mudanças climáticas e o aquecimento global é a remoção de gases de efeito estufa da atmosfera através da reação de fotossíntese.
Uma das principais causas das mudanças climáticas é o aumento dos gases de efeito estufa na atmosfera. A superfície da Terra recebe constantemente radiação solar. ... O aumento da emissão de gases de efeito estufa na atmosfera, por meio das atividades industriais, por exemplo, é responsável pelo aquecimento global.
As mudanças climáticas antropogênicas, ou seja, aquelas causadas pelo homem, estão associadas ao aumento da emissão de gases de efeito estufa por queima de combustíveis fósseis (dos automóveis, das indústrias, usinas termoelétricas), queimadas, desmatamento, decomposição de lixo etc.
O termo mudança do clima, mudança climática ou alteração climática refere-se à variação do clima em escala global ou dos climas regionais da Terra ao longo do tempo, afetando o equilíbrio de sistemas e ecossistemas já estabelecidos por muito tempo.
As mudanças climáticas estão relacionadas às alterações do clima em nível global, ou seja, em todo o planeta e podem ser causadas tanto por alterações naturais (glaciações, mudanças na órbita terrestre, etc), como pela ação humana.
Resposta: mudança climática ou alteração climática refere-se à variação do clima em escala global ou dos climas regionais da Terra ao longo do tempo. Estas variações dizem respeito a mudanças de temperatura, precipitação, nebulosidade e outros fenômenos climáticos em relação às médias históricas.
As mudanças climáticas podem ser causadas por fatores naturais, como as alterações na radiação solar ou movimentos da órbita da Terra. Porém, o IPCC afirma que há 90% de certeza que o aumento de temperatura na Terra está sendo causado pela ação humana ao longo dos últimos 250 anos.