Os peixes foram os primeiros vertebrados, tento surgido há pouco mais de 500 milhões de anos. Mas, enquanto os peixes cartilaginosos surgiram nos mares, os peixes ósseos, ao que tudo indica, surgiram em ambientes de água doce e só posteriormente invadiram os mares. ...
Os peixes são encontrados nos mais variados ambientes aquáticos e caracterizam-se por ser o grupo mais numeroso e diversificado nos vertebrados. Nesse grupo de animais, temos representantes com corpo tipicamente fusiforme; respiração, geralmente, do tipo branquial; presença de nadadeiras; e ectotermia.
Esse processo, chamado permineralização, ocorre quando as soluções de águas subterrâneas saturam os restos de plantas ou animais enterrados. À medida que a água evapora, os minerais permanecem, eventualmente preenchendo os espaços deixados à medida que o organismo decai lentamente.
Os primeiros peixes e certamente os primeiros vertebrados, foram os ostracodermes, os quais apareceram no período Cambriano, aproximadamente há 510 milhões de anos, e tornaram-se extintos no final do Devoniano, aproximadamente 348 milhões de anos atrás.
Os mamíferos surgiram já no Mesozóico (fig. 1) há cerca de 200 milhões de anos, mais ou menos na época em que apareceram os grandes e terríveis répteis que povoam nossa imaginação – os dinossauros.
Porque antes, a vida na Terra, só era viável em meio aquático. Por isso os primeiros vertebrados eram os peixes. Porém, aos poucos, os vertebrados foram conquistando o meio terrestre, surgindo os anfíbios, répteis, aves e mamíferos.
Isso porque os primeiros vertebrados a aparecer na Terra foram os peixes, há mais de 500 milhões de anos, no período Cambriano - eles são, em termos evolutivos, os ancestrais de todos os animais dotados de coluna vertebral, inclusive do ser humano.
Um novo estudo sugere que a formação da Terra foi muito mais rápida do que as teorias normalmente aceitas pelos cientistas. O planeta se formou há cerca de 4,54 bilhões de anos, e seu estágio inicial - quando era um protoplaneta - foi formado em um processo que durou, acredita-se, algumas dezenas de milhões de anos.
A Terra, há 4,6 bilhões de anos, era uma massa de matéria magmática que, ao longo de milhões de anos, resfriou-se. Esse resfriamento deu origem a uma camada rochosa, a camada litosférica. Esse período é chamado de Era Pré-cambriana.
Há cerca de 3,8 bilhões de anos, as condições na Terra começaram a se estabilizar. O constante bombardeamento por meteoros que até então atormentava o planeta começou a se acalmar, e a água líquida pôde condensar, formando lagos e oceanos. Isso marcou um ponto importante na história do solo.
As primeiras cidades que se conhece foram erguidas em, aproximadamente, 4.