Isso porque a “vigília de todos os santos” foi exatamente o que deu origem ao Dia das Bruxas. A data teria surgido na Europa, centenas de anos antes de cristo, como um ritual do povo Celta, que habitava a Grã-Bretanha e a França. Para essa comunidade, a noite de 31 de outubro indicava o início do Samhain.
O Halloween tem suas raízes não na cultura americana, mas no Reino Unido. Seu nome deriva de "All Hallows' Eve". "Hallow" é um termo antigo para "santo", e "eve" é o mesmo que "véspera". O termo designava, até o século 16, a noite anterior ao Dia de Todos os Santos, celebrado em 1º de novembro.
De acordo com dados históricos, a origem do Halloween vem de antigos festivais celtas que iniciaram por volta do século V a.C. A festa que acontecia anualmente era chamada de Samhaim, marcando a passagem de ano e a chegada de inverno. As comemorações iniciavam em 31 de outubro e duravam três dias.
O Halloween tem origem inglesa e apresenta uma tímida comemoração no Brasil. ... O nome que designa essa comemoração é inspirado na expressão “All Hallow's Eve”, que, em português, significa “véspera de todos os santos”, uma referência à data celebrada pela Igreja Católica no dia 1º de novembro.
O Halloween nasceu entre os celtas, que, em 31 de outubro, véspera de seu ano novo, faziam uma grande fogueira em homenagem aos mortos (Foto: Arte/G1) Quando os celtas inventaram o Halloween, a tradição não mandava comer guloseimas nem se fantasiar de bruxa.
A segunda festa: “All Hallows Eve” significa “véspera de todos os santos”, em português. Era celebrada pelos cristãos da época na véspera de 1º de novembro, Dia de Todos os Santos. Atualmente, alguns crentes consideram a festa do "Halloween" como algo maligno e que vai contra crenças pregadas pelo cristianismo.
Segundo o "Daily Mail", a instituição afirmou ser uma data "anticristã" e "perigosa", por ter ligação com o oculto. A condenação do Papa ao Dia das Bruxas vem dias depois de bispos da Igreja Católica espanhola pedirem que os pais não permitam que os filhos se fantasiem de fantasmas e duendes para celebrar a data.
A brincadeira de "doces ou travessuras" não teve início na Irlanda, mas num costume europeu do século 9, chamado de "souling" (almejar). No dia 2 de novembro, Dia de Todos os Santos, os cristãos iam de vila em vila pedindo "soul cakes" (bolos de alma), que era feitos de pequenos quadrados de pão com groselhas.
'Travessuras ou Gostosuras' ou 'Doces ou Travessuras' (''trick-or-treat'', em inglês) é uma atividade infantil e também adulta típica do Dia das Bruxas, celebrado principalmente nos países de língua inglesa, onde crianças vão de casa em casa, pedindo por iguarias (geralmente doces) através da pergunta gostosuras ou ...
Morcego: simboliza a visão que ultrapassa as aparências e consegue ver o íntimo das pessoas. Maçã: fruta associada aos deuses do amor, é utilizada na festa como símbolo de vida.
Madrugada dos mortos: a origem dos monstros do Halloween
O poder da fé, a transformação, o desejo, a purificação. O Fogo tem um grande significado espiritual em toda a história do desenvolvi- mento humano. Ele também é lembrado quan- do se compara o positivo e o negativo, o bem e o mal. Já em rituais de diversas crenças pelo mundo afora, ele simboliza a energia divina.
O fogo representa a ânsia de transformação que é uma força de amor movendo o mundo. Dentro do coração de cada um de nós, segundo os magos, os xamãs, os rabinos e outros ainda, existe uma chama sagrada que é uma centelha da própria Divindade (como no Sagrado Coração de Jesus).