O Éon atual contém as eras Paleozoica, Mesozoica e Cenozoica, sendo a última mais recente. A era Cenozoica (na qual vivemos) teve início a aproximadamente 65,5 milhões de anos, enquanto que o Éon Fanerozoico (que contém as três eras mencionadas) se iniciou há 541 milhões de anos.
A atividade humana transformou o planeta de forma tão permanente e vasta nos últimos dois séculos que a Terra entrou em uma nova era geológica, o Antropoceno.
Era Cenozoica Vivemos hoje o período Quaternário, que é subdividido em duas épocas: Pleistoceno e Holoceno. A época atual é o Holoceno, iniciado há aproximadamente 11.
Na escala de tempo geológico, o Holoceno ou Holocénico é a atual época do período Quaternário da era Cenozoica do éon Fanerozoico que se iniciou há cerca de 11,65 mil cal anos antes do presente, após o último período glacial, que concluiu com o recuo glacial holocênico.
O Éon Fanerozóico se divide em três grandes Eras: a Era Paleozóica (=vida antiga), de 542 a 251 milhões de anos atrás; a Era Mesozóica (=vida intermediária), de 251 a 65 milhões de anos atrás; e a Era Cenozóica (=vida recente), de 65 milhões de anos atrás até o presente. ...
- Quaternário: Era geológica que teve início há cerca de 1 milhão de anos e perdura até os dias atuais. As principais ocorrências nesse período foram: grandes glaciações; atual formação dos continentes e oceanos; surgimento do homem.
Resposta. É o último período da Era Paleozoica e começou há 299 milhões de anos, terminando a 251 milhões de anos atrás. Nesse período, a Terra era habitada por uma grande diversidade de insetos terrestres e vertebrados.
O período Triássico, que começou 248 milhões de anos atrás e durou 40 milhões de anos, é o início da era Mesozoica, a Era dos Dinossauros.