Do ponto de vista religioso as cruzadas fracassaram, do ponto de vista econômico elas tiveram um papel importante no desenvolvimento comercial, com o fim da dominação árabe no Mar Mediterrâneo. As cruzadas conseguiram restabelecer as relações europeias com o norte da África e a Ásia.
Apesar de não terem alcançado totalmente seu objetivo religioso, as Cruzadas promoveram grandes mudanças em toda a Europa, como a reabertura do Mediterrâneo à navegação e ao comércio europeu.
De 1096 a 1270, expedições foram formadas sob o comando da Igreja, a fim de recuperar Jerusalém (que se encontrava sob domínio dos turcos seldjúcidas) e reunificar o mundo cristão, dividido com a “Cisma do Oriente”. Essas expedições ficaram conhecidas como Cruzadas. A Europa do século XI prosperava.
1ª Cruzada: A primeira Cruzada, convocada pelo Papa Urbano segundo atingiu seu objetivo ao conquistar Jerusalém em 1099. ... 4ª Cruzada: Esta cruzada partiu de Veneza em 1202 em direção ao oriente, mas o destino final foi a ocupação de Constantinopla, uma vez que o cisma cristão permanecia em voga.
As Cruzadas interessavam aos nobres por razões religiosas, culturais e econômicas. ... Já no aspecto econômico, a guerra representava a possibilidade de anexar mais territórios e abrir novas rotas comerciais, de modo que era um meio de ganhar mais poder.
As cruzadas foram movimentos de caráter religioso que visaram à retomada dos lugares sagrados para os cristãos na Palestina. ... As cruzadas foram também uma luta de cristãos contra muçulmanos. Foram organizadas doze expedições cruzadistas.