O Polo Norte geográfico está no Oceano Ártico. Localiza-se entre os paralelos 66º e 90º de latitude norte e não possui longitude porque é a convergência de todos os meridianos. Por sua parte, o Polo Norte magnético é um dos polos do eixo da rotação da Terra.
As cidades que ficam no Pole Norte, lidam com vários meses de sol direto e depois vários meses de noite sem fim. Essa falta de divisão entre “dia e noite”, num período de 24 horas, é o que leva muita gente a não gostar de morar nessas regiões – sem contar com o clima que pode chegar a -40°.
Nada de cruzeiros tradicionais por aqui: mares e clima que parecem mudar na mesma velocidade que os fortes e gelados ventos, típicos do Polo Sul, além disso, uma rica vida marinha que proporciona uma experiência que se assemelha a um safári na neve.
Por mais estranho que pareça, existem sim famílias inteiras que moram nas terras geladas. Segundo o New York Times, existe um assentamento chileno, na Península Antártica, chamado de Villa Las Estrellas. Funciona como qualquer cidade chilena, com exceção das condições extremas de frio.
Murmansk
Longyearbyen
de Edimburgo dos Sete Mares
Groenlândia
Distâncias extremas em relação a Brasília
Chuí
Alguns dos lugares mais isolados do Brasil que valem a pena conhecer
Os 14 lugares mais isolados da civilização onde não querem que os turistas entrem
Se sairmos do centro geográfico brasileiro, que fica em Barra do Garças, no Mato Grosso, o ponto mais distante fica em um trecho de mar, próximo das Filipinas, a mais de 20 mil quilômetros. Mas, saindo de São Paulo, o ponto mais distante, também no mar, está mais perto do Japão do que das Filipinas.
Confira abaixo o ranking completo do IDGM:
Guaratinguetá
Goiânia é a capital com aluguel mais baixo do Brasil entre as 11 cidades avaliadas pelo último FipeZap de Locação Residencial. O índice apontou que o preço médio de locação residencial na cidade é de R$ 16,54 por metro quadrado. Entre os bairros mais baratos estão Setor Aeroporto, Jardim Europa e Setor Central.
Bálcãs e o Leste Europeu: menor custo de vida na Europa Macedônia do Norte. Sérvia. Bósnia e Herzegovina. Albânia.
São Paulo é a cidade
As cidades mais caras para viver atualmente são São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal. As mais baratas são Vila Velha, Goiânia e Contagem.
Curitiba é a melhor capital para se viver no país, de acordo com o Índice Desafios da Gestão Municipal (IDGM), divulgado nesta terça-feira (9/2) pela revista Exame.