6 pontos
Tackle, Left/Right
Esse termo refere-se a onde o jogador se posiciona em relação ao esquema tático do time. Para saber qual o posicionamento de um atleta, é só verificar onde ele estava após uma saída de jogo do círculo central ou ainda nos tiros de meta mais longos.
No futebol, os esquemas táticos (ou formações) são as formas de um treinador organizar sua equipe dentro de campo. ... Assim, recomenda-se o termo "plataforma de jogo" para referir-se à disposição espacial dos jogadores e o termo "tática" para referir-se às tomadas de decisão que ocorrem no jogo.
Os principais objetivos de um sistema tático é basicamente levar em consideração a coletividade e projetar uma boa defesa e um bom ataque fazendo com que um time sofra menos ataques sucessivos do adversário e que o seu ataque consiga furar o bloqueio adversário de maneira efetiva.
Quais os principais sistemas táticos?
Hoje em dia, cada vez mais o futebol se preocupa em não sofrer gols, por isso há muito tempo não se vê uma equipe jogando nesse esquema, que começou a perder espaço para o 3-4-3 e 4-3-3, até que foi extinto pelos treinadores e especialistas. Atualmente, os esquemas táticos mais usados são o 4-4-2 e o 3-5-2.
O Sistema 5x1 é o mais utilizado atualmente. Por ter apenas 1 levantador, ele atua, quando está na zona de ataque, igual aos levantadores do sistema 4x2 simples e quando está na zona de defesa igual ao sistema 4x2 com infiltração. Ou seja, quando ele está na rede, existem 2 opções de atacantes para distribuir a jogada.
No futebol, os esquemas táticos (ou formações) são as formas de um treinador escalar sua equipe dentre de campo. As duas posições são: goleiro (ou guarda-redes) e os jogadores de linha. ... Esse esquema começou a perder espaço para o 3-4-3 e 4-3-3, até que foi extinto pelos treinadores e especialistas.
No handebol são usados sistemas defensivos como o 3x2x1, 5x1, 6x0, 4x2, 3x3 e 1x5. O sistema mais utilizado é o 6x0, onde se encontram 6 jogadores defensivos posicionados na linha dos 6 metros.
O esquema tático é fundamental no jogo de handebol e é por meio dele que os jogadores conseguem realizar determinadas ações, em posições específicas, de acordo com o seu rendimento.
Assim como o futebol tem os defensores, os meio campistas e os atacantes, o basquete também tem as suas posições táticas. Dentre elas podemos citar: o armador, os alas e os pivôs. É ele quem organiza e arma as jogadas, tendo a melhor visão de jogo, um bom passe e arremesso de longa distância.
No handebol, há dois sistemas principais de ataque: sistema de ataque circular e sistema de ataque posicional. No ataque circular, há uma troca constante de posicionamento entre os jogadores, com o intuito de dificultar a marcação adversária.
Explicação: O sistema de ataque mais utilizado é, normalmente o 3:3, principalmente para iniciantes, devido a sua melhor assimilação pelas crianças e jogadores menos experientes. No sistema 3:3 se joga com três armadores, dois extremas e um pivô. Já no 4:2, joga-se com dois armadores, dois extremas e dois pivôs.
O contra-ataque se caracteriza por uma passagem rápida da meia-quadra defensiva para a ofensiva, iniciando com a saída rápida para o ataque, a partir da recuperação da posse da bola3,7,8 e terminando quando a equipe finaliza ou quando o adversário organiza seu sistema defensivo5,9-11.
O contra-ataque direto derivaria de uma defesa do goleiro e passe deste para o jogador de linha que, sozinho, progrediria em direção ao gol adversário para concluir o lance (finalizar). ... No contra-ataque sustentado o jogador contra-atacaria sozinho, conduzindo a bola até a meta adversária.