Os hidrocarbonetos têm enorme importância no dia a dia, pois são os principais formadores do petróleo, gás natural, carvão mineral e diversas matérias-primas utilizadas pela indústria na produção de plásticos, velas, etc.
Classificação dos Alcoóis
Os enóis são compostos muito instáveis, pois eles podem passar por um tipo de isomeria dinâmica denominada tautomeria, em que numa mesma fase líquida os isômeros coexistem em equilíbrio dinâmico.
Os monofenóis (fenóis que possuem somente um grupo OH) possuem as suas moléculas polares, pois o oxigênio é o átomo mais eletronegativo da molécula. Alguns difenóis são apolares. Em virtude da presença do grupo OH, as moléculas dos fenóis realizam ligações de hidrogênio entre si.
Ambos possuem em sua estrutura o grupo funcional carbonila (C = O), com a única diferença de que, no caso dos aldeídos, ela sempre aparece na extremidade da cadeia carbônica, ou seja, um dos ligantes do carbono da carbonila é o hidrogênio; já as cetonas possuem a carbonila entre dois outros átomos de carbono.
Para realizar a nomenclatura dos enóis, devemos utilizar a seguinte regra:
Qual das estruturas abaixo corresponde ao enol que apresenta o nome oficial prop-1-en-1-ol? e) nda. Letra a). A resposta é a letra “a” porque o nome do enol apresenta o termo prop, que indica 3 carbonos, além de mostrar que a dupla (1-en) e a hidroxila 1 (1-ol) estão no carbono 1 (1-en).
C6H6O
É simples nomear um composto iônico formado por dois elementos. A segunda parte do nome é o nome do elemento metálico. A primeira parte é o nome do elemento não-metálico mais o sufixo “-ido.” Exemplo: Al2O3.
Assim, outras formas de nomenclatura dos compostos orgânicos que não seguem as regras da IUPAC são denominadas nomenclaturas usuais....