Os fungos são organismos heterótrofos, ou seja, não produzem o próprio alimento, dependem da ingestão de matéria orgânica, viva ou morta, para sobreviver. As espécies que se alimentam de matéria orgânica morta possuem um papel importante na decomposição de animais e vegetais e são chamadas de saprófagas.
A presença dos fungos na medicina acontece pela sua utilização na fabricação de certos medicamentos, pois podem produzir compostos que conseguem matar algumas bactérias. Esses compostos são usados nos processos de fabricação de antibióticos, como a penicilina, que combate doenças infecciosas por bactérias.
Os fungos e as bactérias são os principais decompositores na natureza e têm um importante papel na reciclagem de nutrientes orgânicos, fundamentais no equilíbrio da natureza. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Algumas espécies de fungos são utilizadas na produção de alimentos, bebidas e medicamentos.
Os seres representantes do reino Fungi são de grande importância para a economia, uma vez que mediante seus processos naturais são produzidas muitas substâncias úteis ao nosso cotidiano.
- Ambientalmente é importante para a manutenção da vida, disponibilizam oxigênio para o meio, reduz concentração de dióxido de carbono, na economia é utilizado em empresas de laticínios e farmacêuticas em processos industriais.
As células procariontes pertencem ao reino das bactérias. Há um grupo de bactérias que possuem grande importância ao homem. As bactérias são decompositores após morrerem, animais, plantas e outros seres vivos são decompostos por fungos e bactérias, sendo devolvido todos seus nutrientes para o solo.
Podemos afirma que as bactérias são muito úteis na fabricação de determinados remédios, no preparo de bebidas como o vinho e a cerveja, na obtenção de produtos lácteos fermentados e também na produção de vinagre. Além disso, também podemos citar que em tratamentos orgânicos de solos elas também são requisitadas.
A principal característica dos seres procariontes é a ausência da carioteca, membrana nuclear que separa o DNA do restante do conteúdo celular. Essa ausência de núcleo organizado faz com que o material genético esteja contido no próprio citoplasma celular.
Grande parte dos organismos vivos que conhecemos, com exceção de bactérias, micoplasmas e cianobactérias, possuem células eucariontes, ou seja, são seres eucariontes. Temos como exemplo as plantas e os animais. Isso significa dizer que o reino protista, fungi, plantae e animalia é de domínio eucarionte.