A camada de acesso de rede do modelo TCP/IP contempla a conexão de dados e camadas física do modelo OSI. ... A responsabilidade é da camada de transporte no modelo TCP/IP. O modelo OSI é apenas um modelo conceitual, considerando-se os significados dos dois modelos de referência.
Modelo de referência da ISO, tem como principal objetivo ser um modelo padrão para protocolos de comunicação entre diversos tipos de sistema, garantindo a comunicação end-to-end, o Modelo OSI (em inglês Open Systems Interconnection) foi lançado em 1984 pela Organização Internacional para a Normalização (em inglês ...
Diferenças entre TCP/IP e OSI. ... O OSI possui 7 camadas e o TCP/IP possui apenas 4. O TCP/IP mesclou as camadas 1 e 2 do OSI para a camada Aplicação. Há uma camada chamada de Internet em TCP/IP enquanto que a mesma é chamada de Redes em OSI.
Composta por 3 camadas (sessão, apresentação e aplicação, que são distintas no modelo OSI) a camada de aplicação do modelo TCP/IP, por ser a camada mais próxima do usuário final, ela tem por função servir como terminal para as operações que ocorrem em uma rede.
É a camada mais próxima do usuário, na qual é a encarregada quando o cliente acessa o e-mail, páginas WEB, mensagens instantâneas, Login remoto, vídeo-clipes, videoconferência, etc. A arquitetura de aplicação permite que o utilizador acesse essas funções.
O controle de fluxo através do TCP, evita que o host transmissor sobrecarregue os buffers do receptor, estabelecendo uma taxa de transferência satisfatória para ambos. Com a multiplexação de conversas de camada superior, várias aplicações podem compartilhar a mesma conexão de transporte.
As características fundamentais do TCP são: Orientado à conexão - A aplicação envia um pedido de conexão para o destino e usa a "conexão" para transferir dados. ... O TCP garante que, no final da conexão, todos os pacotes foram bem recebidos. Ponto a ponto - uma conexão TCP é estabelecida entre dois pontos.
O User Datagram Protocol (UDP) é um protocolo simples da camada de transporte. Ele é descrito na RFC 768 e permite que a aplicação envie um datagrama encapsulado num pacote IPv4 ou IPv6 a um destino, porém sem qualquer tipo de garantia que o pacote chegue corretamente (ou de qualquer modo).
O protocolo UDP é um dos protocolos utilizados pela camada de transporte. ... A grande vantagem do UDP em relação ao TCP (outro protocolo da camada de transporte) está na velocidade de transmissão, relevando a confiabilidade na entrega dos pacotes.