O estudo da alma faz com que se possa entender o destino para cada alma, após a morte da parte física humana, o que faz que seja amplamente difundido em termos de filosofia e religião.
Ao simples conhecimento do grego, Aristóteles chama «acto primeiro»; ao facto de se falar grego chama «acto segundo». Aristóteles utiliza esta distinção na sua descrição da alma: a alma é o acto primeiro de um corpo orgânico. As operações vitais das criaturas vivas são actos segundos.
Enfim, a característica da vida do homem, que tem por princípio a alma racional, é o pensamento. Todas estas três almas são objeto da psicologia aristotélica. ... As faculdades fundamentais do espírito humano são duas: teorética e prática, cognoscitiva e operativa, contemplativa e ativa.
A alma humana é caracterizada como espiritual, imortal, substancial, e subsistente: é o princípio espiritual e vital do ser humano, mas também é dependente do corpo em uma variedade de formas, a fim de possuir estas características.
Alma vegetativa: a alma vegetativa é responsável pela geração, nutrição, pelo crescimento e pela reprodução dos seres vivos. A tese de Aristóteles: a natureza – o corpo apenas – não é suficiente para explicar todas essas atividades; Livro II, Capít a 22 – 415 b 21. c.
A alma intelectiva é infinitamente mais complexa que a vegetativa e a sensitiva, pois, além de possuir as faculdades dessas duas, possui o dom do intelecto, capaz, não apenas de pensar sobre as coisas da existência, como ter consciência de sua própria existência.
A faculdade vegetativa é aquilo que define as condições mínimas para que algo seja classificado como um ser vivo - nascer, crescer, se multiplicar e morrer. Plantas, animais e homens são dotados desta faculdade. A faculdade sensitiva, por sua vez, é a capacidade de apreender o mundo através dos sentidos.
Contudo, apesar de até mesmo na bíblia as duas palavrinhas serem embaralhadas em algumas passagens, de modo geral, a alma é aquela que reside em nossos corpos enquanto estamos vivos, e o espírito é eterno — dependendo das nossas crenças!
O homem é formado por corpo, alma e espírito (tricotomia). O corpo é a parte material e perecível do ser humano, que cessa de existir com o fenômeno da morte. ... Todo ser vivo possui alma, mas o ser humano ganhou a “nova alma”, uma alma eterna, quando Deus soprou o espírito nas narinas do primeiro homem.