Sua principal função é analisar a validade de argumentos por meio de um sistema simbólico. Assim, o estudo da lógica matemática constituiu-se, no mundo moderno, como um importante ferramental para o diagnóstico da qualidade de um argumento filosófico, em diversos pontos.
Dessa forma, pode-se considerar a matemática como uma ciência de fundamental importância para a nossa vida, pois ela condiciona a pensar e criar um senso crítico, trabalhando o raciocínio diante das tarefas que encontradas diariamente.
Em suma, a lógica serve para se pensar corretamente, sendo assim, uma ferramenta do correto pensar. Lógica tem origem na palavra grega logos, que significa razão, argumentação ou fala. ... Esse sentido fundamenta-se na estrutura lógica, quando algo "tem lógica" quer dizer que faz sentido, é uma argumentação racional.
Trata-se de propiciar o desenvolvimento de uma atitude crítica que leva o aluno a perceber o sujeito presente nos textos e, ainda, tomar uma atitude responsiva diante deles.
A aprendizagem da lógica não constitui um fim, mas, um meio. Ela só tem sentido enquanto meio para garantir que nosso pensamento chegue a conhecimentos verdadeiros. Podemos dizer que a lógica trata dos argumentos, ou seja, das conclusões a que chegamos por intermédio da apresentação de evidências que as sustentam.
Resposta. Explicação: com argumentação você consegue defender um ponto de vista e convencer alguém sobre o assunto comentado, além de desenvolver o diálogo e estimular a busca por mais conhecimento e acordos.
Veja algumas dicas para argumentar sob pressão sem medo de errar.
Argumentar é defender uma ideia ou opinião alegando uma série de razões que as apoiem. ... Eis um exemplo de argumentação: A violência é uma conduta aprendida, e nossa cultura é uma eficiente professora.
As melhores maneiras de começar uma frase
Argumento por causa e consequência Esse tipo de recurso argumentativo busca comprovar a tese defendida a partir da exploração das relações de causa e consequência associadas ao tema debatido. Ao explicar os porquês e as consequências da temática em questão, pode-se confirmaras ideias expressas pela tese.
As relações de causa e consequência podem ser utilizadas em apenas um parágrafo (como no exemplo acima) ou nos dois parágrafos do desenvolvimento. Neste caso, um dos parágrafos apresentaria a causa e o outro, a consequência.
TIPOS DE ARGUMENTOS
Tipos de argumento
Argumento de Provas Concretas ou Princípio: Podem ser usados dados estatísticos, leis ou fatos notórios (de domínio público). ... “São expedientes bem eficientes, pois, diante de fatos, não há o que questionar... No caso do Brasil, homicídios estão assumindo uma dimensão terrivelmente grave.