A cinemática do trauma é caracterizada como o processo de avaliação da cena de um acidente para determinar quais lesões pode ter ocorrido das resultantes forças que agem sobre um corpo. Esta avaliação é fundamental, pois determinará a sua avaliação que o corpo sofreu com as forças que atuam em um acidente.
A maioria das pessoas consideram que trauma é algo gerado por situações onde a vida de alguém está ameaçada, como num acidente de carro, um assalto, violência sexual, morte de alguém querido, crises de pânico e ansiedade, etc.
RESUMO: O trauma é uma lesão de extensão e intensidade variáveis, que pode ser provocada por agentes químicos, físicos e/ou psíquicos, de forma intencional ou acidental, instantânea, ou prolongada, produzindo perturbações somáticas.
A terminologia trauma em medicina admite vários significados, todos eles ligados a acontecimentos não previstos e indesejáveis que, de forma mais ou menos violenta, atingem indivíduos neles envolvidos, produzindo-lhes alguma forma de lesão ou dano.
Assim, o médico traumatologista cuida especificamente de lesões causadas pela aplicação excessiva de força física ou por contusões. Seu papel é elaborar um plano de tratamento para reabilitar o sistema locomotor ósseo e muscular em casos de acidentes, quedas e traumas.
Com relação ao salário, atualmente um Médico Ortopedista e Traumatologista ganha em média R$ 5.
Traumatologia, como o nome sugere, é a especialidade da medicina que cuida dos traumas. E, neste caso, trauma se refere a todo choque sofrido pelo corpo por causas mecânicas, atingindo o esqueleto, ou seja, os ossos e as articulações e também os músculos, tendões, ligamentos.
A Ortopedia e Traumatologia é a especialidade médica unificada que vai ser responsável por estudar e tratar doenças, lesões e deformidade que atingem o aparelho locomotor, assim como ossos, músculos, articulações e ligamentos.
Ortopedia e traumatologia são uma só especialidade. A ortopedia cuida de problemas principalmente anatômicos e fisiológicos do aparelho locomotor. A traumatologia cuida do mesmo sistema, com foco nas lesões provocadas pelo movimento e impactos como contusões, fraturas, luxações, acidentes, etc.
"A diferença entre o reumatologista e o ortopedista é que a ortopedia é uma especialidade cirúrgica, que cuida de correções de problemas musculoesqueléticos mecânicos e traumas", enfatiza o médico. "Já a reumatologia é uma especialidade clínica que utiliza tratamento com medicamentos e reabilitação física.
O que faz o ortopedista? O ortopedista é o médico que cuida do sistema locomotor humano. Dessa forma, é responsável por diagnosticar e tratar disfunções e lesões que envolvem este sistema. Por exemplo: problemas em ossos, músculos, nervos, entre outros.