Em suas funções, segundo Tirapelli, as glândulas tireoide e paratireoides são independentes. As glândulas paratireoides secretam o paratormônio, que é essencial para a vida e estimula a reabsorção de cálcio no intestino, nos ossos e também diminui a eliminação de cálcio pelos rins, aumentando o número no sangue.
Os níveis de cálcio no sangue são regulados principalmente por dois hormônios: Hormônio da paratireoide. Calcitonina.
O paratormônio, mais conhecido como PTH, é um hormônio produzido pelas glândulas paratireóides, localizadas junto à glândula tiroide na região anterior do pescoço. O PTH é um dos principais hormônios que controlam os níveis sanguíneos do cálcio e e fósforo no organismo.
A calcitonina é um hormônio produzido pelas células C parafoliculares na tireóide.
O que é a calcitonina e qual a sua função. A calcitonina é um hormônio produzido na tireóide que tem como função diminuir a concentração de cálcio no sangue, diminuir a absorção de cálcio pelos intestinos e impedir a atividade dos osteoclastos.
A testosterona é um hormônio que tem efeito sem igual, no corpo inteiro de um homem. Ela é produzida nos testículos e nas suprarenais. É para o homem, o que estrógeno é para mulher. A testosterona ajuda a produzir proteínas e é essencial para o comportamento sexual normal e para as ereções.
→ O que é a ocitocina? A ocitocina é um hormônio produzido pelo hipotálamo e liberado a partir da neuro-hipófise.
A prolactina (símbolo PRL) é um hormônio lactogênico de base proteica, produzida pela glândula adeno-hipófise (lóbulo anterior da hipófise), tendo sua regulação controlada pelo hipotálamo, região do cérebro responsável pelo intercâmbio do sistema nervoso com o sistema endócrino.
A prolactina é um hormônio conhecido por ser o principal responsável pela produção do leite materno. Esse hormônio é produzido na adenoipófise, região que fica situada no lobo anterior da hipófise.
A adenohipófise ou lobo anterior da hipófise é uma glândula que produz diversos hormônios e, entre eles, a prolactina (LTH ou PRL). Esta última atua sobre os ovários, secretando a progesterona, e estimula a produção de leite.
Produzido pela parte superior das glândulas suprarrenais, ou adrenais, o cortisol é uma hormona corticosteroide proveniente da família dos esteroides. À medida que o corpo percebe o estresse, as glândulas produzem o hormônio e o liberam na corrente sanguínea.
O cortisol é um hormônio produzido pelas glândulas suprarrenais, que estão localizadas acima dos rins. A função do cortisol é ajudar o organismo a controlar o estresse, reduzir inflamações, contribuir para o funcionamento do sistema imune e manter os níveis de açúcar no sangue constantes, assim como a pressão arterial.
Hormônio que prepara o corpo para situações emergenciais A adrenalina ou epinefrina é um hormônio produzido no corpo humano e secretado pelas glândulas suprarrenais, localizada acima dos rins, no sistema endócrino.
Na síntese do cortisol a glândula adrenal é estimulada pelo lóbulo anterior da hipófise através do hormônio adrenocorticotrófico (ACTH). A produção do ACTH é modulada pelo hipotálamo, através da secreção por parte deste do hormônio liberador de corticotrofina (CRH).
O córtex suprarrenal é responsável pela produção dos hormônios cortisol e aldosterona. Cortisol: estimula a formação de carboidratos a partir de proteínas e outras substâncias, processo chamado de gliconeogênese.
Após a camada glomerulosa vem a fasciculada, que libera os glicocorticoides (o principal é o cortisol), que são responsáveis pelo metabolismo dos carboidratos, gorduras e proteínas no organismo. A última camada do córtex adrenal é a reticulada, que produz hormônios androgênios.
O pâncreas é uma glândula mista (anfícrina), com função secretora endócrina e exócrina. Sua porção endócrina é formada por um conjunto de células (ilhotas de Langerhans) especializadas na secreção dos hormônios insulina e glucagon.
Alimentos ricos em proteínas e pobres em carboidratos são a melhor maneira de aumentar os níveis de glucagon. Peixe, carne, frutos do mar, tofu e nozes são algumas das opções.
Ela é responsável pela produção de dois importantes hormônios: a TIROXINA (T4) e a TRIIODOTIRONINA (T3) que têm participação importante na regulação dos órgãos, acelerando ou reduzindo a função desses conforme a necessidade.
A medula da suprarrenal produz noradrenalina e adrenalina, denominadas catecolaminas.
As glândulas que produzem a adrenalina são chamadas de suprarrenais. Elas têm esse nome por estarem localizadas acima dos rins. Em momentos de estresse são elas que aumentam a secreção de adrenalina no nosso corpo, preparando-o para responder com algum tipo de reação.
A adrenalina é produzida pela glândula adrenal (origem de seu nome). A adrenal também pode ser chamada de glândula supra-renal e se localiza sobre os rins. Esse hormônio tem grande correlação com o sistema nervoso simpático.
A Adrenalina, também conhecida como Epinefrina, é um hormônio liberado na corrente sanguínea que tem a função de atuar sobre o sistema cardiovascular e manter o corpo em alerta para situações de fortes emoções ou estresse como luta, fuga, excitação ou medo.
Normalmente a adrenalina é liberada na corrente sanguínea em situações de estresse e excitação. É comum que nessas situações as pessoas comecem a apresentar taquicardia, sudorese e dilatação das pupilas, respostas conhecidas como reações do tipo luta ou fuga.
As descargas de adrenalina acontecem quando as glândulas suprarrenais secretam uma quantidade excessiva de adrenalina no corpo. Essas descargas geralmente acontecem em resposta a um pico de grande quantidade de estresse ou ansiedade.
A epinefrina é um remédio com potente efeito antiasmático, vasopressor e estimulante cardíaco que pode ser utilizado em situações de urgência, sendo, por isso, um medicamento que normalmente é transportado por pessoas que apresentam elevado risco de ter uma reação alérgica grave.
Recomenda-se que a aplicação seja feita prontamente após a exposição a um alérgeno, mesmo quando não está claro se os sintomas evoluirão. Além disso, a epinefrina também é recomendada como tratamento de primeira linha para anafilaxia, e não os anti-histamínicos.
EpiPen é um produto da Meda Pharmaceuticals, de origem alemã, fabricado no Reino Unido, com autorização do Laboratório Mylan dos Estados Unidos. O custo de 2 canetas de EpiPen® e 1 caneta de treinamento fica em torno de $ 230,00 dólares. O valor em dólares pode variar para mais ou para menos.