Fibras musculares ou miócitos são as células que constituem os músculos. ... Para além do seu tamanho e forma, estas células têm ainda outra particularidade: são preenchidas por feixes longitudinais de miofibrilas, responsáveis pela contracção muscular.
No caso do tecido muscular estriado, que compõe o coração e os músculos esqueléticos, essas células se contraem como resposta a estímulos elétricos que despolarizam¹ a membrana celular e devem ter um valor mínimo que ultrapasse o limiar de estimulação da célula², gerando o potencial de ação³.
Essas células são conhecidas como fibras musculares cardíacas, células do miocárdio, miócitos, cardiócitos ou cardiomiócitos. Seu tamanho varia de 10-20 µm de diâmetro e 85-100 µm de comprimento.
Deste modo as fibras musculares esquelética podem ser ordenar em três tipos de fibras sendo que duas delas são classificadas como fibras rápidas Tipo IIx e Tipo IIa (fibras de contração rápida) e fibra lentas classificada em fibra tipo I ( fibras de contração lenta).
Como os seus nomes sugerem, cada tipo tem características funcionais diferentes. As fibras do tipo 1 caracterizam-se por baixa força/poder/produção da velocidade e resistência elevada, tipo 2B pela força elevada/produção da potência/velocidade e resistência baixa, e a do tipo 2A fica no meio delas.
Há três tipos de tecidos musculares: tecido muscular liso, tecido muscular estriado esquelético e tecido muscular estriado cardíaco, sua caracterização histológica é baseada na presença de estriações no citoplasma da célula, quantidade de núcleos e localização do núcleo dentro da célula.
O tecido muscular esquelético apresenta uma contração rápida, descontínua, forte e voluntária, enquanto o tecido muscular estriado cardíaco possui uma contração involuntária, rápida, contínua e forte. O músculo liso também possui contração involuntária, porém lenta e fraca.
O estímulo para a contração dos músculos lisos é mediado pelo sistema nervoso vegetativo. Já o músculo estriado esquelético: é inervado pelo sistema nervoso central e, como este se encontra em parte sob controle consciente, chama-se músculo voluntário.
Resposta. Tratando-se de contração muscular, existem três tipos básicos de manifestações: contração isométrica, contração isotônica e contração isocinética. A contração isométrica, ocorre quando o músculo se contrai, produzindo força sem mudar seu comprimento.
No músculo estriado esquelético, a contração se dá pela interação entre os dois filamentos de proteínas nos sarcômeros (actina e a miosina). A cabeça da miosina empurra os filamentos de actina, gerando a contração muscular.