O proventrículo é uma das partes constituintes do estômago composto das aves. Sendo o alargamento do esôfago , que é responsável pela digestão química dos alimentos, também é designado como "estômago químico".
A moela é um órgão (com paredes grossas constituídas por músculos) especializado em triturar os alimentos consumidos pelas aves. Algumas espécies de aves herbívoras ingerem pequenas pedrinhas para que elas auxiliem na trituração dos alimentos pela moela.
Entre os benefícios do consumo da moela de frango estão um percentual de proteínas satisfatório, além de um baixo teor de lipídios totais. Podemos citar ainda, entre os nutrientes presentes na moela, vitaminas e minerais, sendo uma excelente fonte de ferro.
A moela, assim como o miolo, fígado, coração e rim são chamados de miúdos ou vísceras. Eles são boas fontes de proteína e zinco. Moela, coração, fígado e outras carnes (frango, boi) são ricos em ferro heme, o tipo de ferro que é muito bem absorvido pelo organismo.
Resumo Nutricional: Existem 78 calorias em 1 pires de chá (100 g). Repartição das Calorias: 37% gord, 0% carbs, 63% prot.
Aves
A moela é um compartimento muito muscularizado do tubo digestivo, onde, com a ajuda de pequenas pedras e areia, os alimentos são triturados. O tubo digestivo termina na cloaca, que é o local de desemboque dos sistemas excretor, reprodutor e digestivo. Todas as aves têm moelas.
Isso porque o cachorro pode comer moela de frango, por exemplo, mas as rações comerciais de qualidade já fornecem todos os nutrientes fundamentais ao organismo deles.
Ou seja, cachorro pode comer carne e vegetal. Apesar disso, é verdade que as proteínas da carne são o alimento base da dieta canina. Não é à toa que as carnes de frango, peixe, boi, cordeiro e até coelho estejam entre os principais ingredientes das rações.
Acrescente uma colher de sopa de fígado em cubinhos a 2 – 3 vezes por semana na comida atual do seu cachorro. Pode ser até cru, mas se você achar muito “eeeeeewwwww” pode cozinhar e aproveitar um pouco da água (redução) para molhar a comidinha. Dê um probiótico.
Depois de escolher o vai usar, siga o passo a passo de preparo: