Blocos sobre estacas ou blocos de coroamento são elementos estruturais usados para transferir as ações da superestrutura para um conjunto de estacas. ... O conhecimento de seu real comportamento estrutural é de fundamental importância, pois são elementos estruturais que garantem a segurança de toda a estrutura.
Blocos de fundações são estruturas de volume que têm a função de distribuir as cargas dos pilares a elementos de fundações profundas, tais como estacas e tubulões. ... Há também o caso de blocos sobre um tubulão, quando o bloco atua como elemento de transição de carga entre o pilar e o fuste do tubulão.
A fundação superficial é também chamada de fundação rasa ou direta. ... Atentar para não confundir “sapata” com “bloco de fundação”. O “bloco de fundação” tem a função de unir estacas ou de resistir a esforços de flexão, diferente das “sapatas” que tem a função de transmitir os esforços gerados pela edificação para o solo.
A diferença básica é a função de cada um. Enquanto o bloco atua como elemento intermediário, transmitindo às fundações profundas as cargas provenientes da superestrutura, as sapatas transmitem diretamente ao solo a carga vindo dos pilares.
No Brasil, os modelos de cálculo mais utilizados para o dimensionamento de blocos sobre estacas são o “Método das Bielas” (Blévot, de 1967) e o do CEB-70. Nos últimos anos também o modelo tridimensional de bielas e tirantes. O Método das Bielas e o método do CEB-70 devem ser aplicados apenas nos blocos rígidos.
O bloco de coroamento ou bloco sobre estacas é um elemento complementar de fundações profundas. As fundações profundas são adotadas quando as camadas superficiais de solo não são capazes de suportar as solicitações oriundas da superestrutura.
Esse espaçamento é adotado igual a 2,5 vezes o seu diâmetro no caso de estacas pré- moldadas e 3,0 vezes o diâmetro se as estacas forem moldadas "in loco". Em ambos os casos, esse valor não pode ser inferior a 60 cm.
Na janela de lançamento, no grupo Fundação, deve-se selecionar a opção Sapata e marcar a caixa Divisa:
Clique no botão "TQS-Fundações" 3. Na "aba "TQS-Fundações", clique no botão "Critérios" e escolha a opção:" Sapatas "
Sapata de Divisa. É dimensionada com uma viga de equilíbrio, pois a base da sapata não coincide com o centro de gravidade do pilar. Essa distância gera um momento fletor, que precisa ser combatido. Esse tipo de fundação é comumente utilizado em divisas de terrenos ou em estruturas próximas a algum obstáculo.