Qual a funço de um catalisador automotivo? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
O catalisador automotivo é a uma das partes do sistema de escape de um automóvel. A transformação de gases poluentes liberados pelo motor (como CO, NOx e CxHy) em compostos seguros (como CO2, H20 e N2) é a principal função para que serve o catalisador.
Quais metais estão presentes nos catalisadores automotivos?
A platina e os metais do grupo da platina (MGP) possuem importantes aplicações em catálise. Os catalisadores automotivos geralmente possuem platina, paládio e ródio, que são úteis na conversão dos gases nocivos produzidos durante a queima do combustível, em gases menos prejudiciais ao meio ambiente.
Que material tem dentro do catalisador?
O catalisador vem montado dentro de uma cápsula feita de aço inoxidável, a peça é composta por uma colmeia cerâmica na qual está uma camada de metais nobres, como paládio, platina ou ródio, que é um subproduto dos primeiros.
O que acontece quando o catalisador está ruim?
Caso o catalisador esteja com defeito, o motorista pode perceber os efeitos, além do consumo excessivo. Os principais são: aceleração com lentidão, arranque difícil e perda de potência em velocidades próximas aos 80 km/h.
São usados em conversores catalíticos automotivos?
Normalmente os metais usados são o paládio, o ródio, a platina ou o molibdênio. Podem-se misturar também esses metais e se usar ligas. Por exemplo, no caso da gasolina, usa-se normalmente uma liga de paládio e tório; já no caso do etanol, utiliza-se mais uma liga de paládio e molibdênio.
Qual produto tem no catalisador do carro?
E o paládio é um elemento essencial para a fabricação de catalisadores que são colocados nos sistemas de escapamento de veículos a gasolina.
O que pode estragar o catalisador?
Motor desregulado, má qualidade de combustível, falhas de ignição, queima de óleo, pancadas e raspões podem prejudicar o funcionamento do componente.
Por que os conversores catalíticos são usados em automóveis?
Assim, para evitar o aumento da poluição atmosférica, todos os carros necessitam de um equipamento denominado conversor catalítico ou catalisador, que é um dispositivo antipoluição, que tem a função de tratar esses gases liberados pelo motor de combustão interna e transformá-los em gases menos nocivos.
O que são os conversores catalíticos dos veículos automotivos?
O catalisador ou conversor catalítico é um componente do sistema de exaustão de veículos, formado por um núcleo cerâmico ou metálico que transforma grande parte dos gases tóxicos do motor em gases atóxicos, do ponto de vista humano, através de reações químicas ocorridas dentro deste componente (UMICORE, 2006).