A cóclea (do grego kokhlia, que significa caracol) localiza-se no ouvido interno e é responsável pela função auditiva. É uma cavidade no labirinto ósseo em forma de espiral, e o seu componente central é o Órgão de Corti, considerado o órgão sensorial da audição.
A audição é um dos 5 sentidos que tem a função é captar os sons existentes no meio em que nós vivemos. A audição é responsável por enviar a ondas sonoras ao córtex do cérebro.
A porção do ouvido interno responsável pela audição tem uma forma espiral pelo que é designada cóclea ou caracol.
A tuba auditiva tem a função de equalizar a pressão do meio externo com a orelha média, protegendo-a contra mudanças rápidas de pressão e auxiliar na drenagem da mesma.
O aparelho vestibular, também conhecido como sistema vestibular, é composto por um grupo de órgãos localizados no ouvido interno dos vertebrados que apresenta como função a manutenção do equilíbrio dos vertebrados.
1A. Vestíbulo Membranoso: O vestíbulo é uma pequena cavidade colocada entre a cóclea e os canais semicirculares. É composto por duas vesículas, o utrículo e o sáculo, também chamados de órgãos otolíticos.
O vestíbulo é uma porção da cavidade nasal, com início na narina que segue até a borda inferior da cartilagem nasal lateral, revestido por pele e forrado por pelos e glândulas sebáceas.
O vestíbulo oral é delimitado externamente pelos lábios e bochechas e inter- namente pelos dentes e processos alveolares recobertos pela mucosa. A mucosa interna, tanto dos lábios como das bochechas, continua para cima e para baixo e forma um sulco que os une, que é o fórnice do vestíbulo.
O músculo levantador do lábio superior contribui para isso elevando o lábio superior, expondo, assim, os dentes maxilares. Ao executar essa ação, o músculo ajuda a realizar várias expressões faciais, tais como sorrir ou fazer cara de desdém.
A função da parte frontal do músculo occipitofrontal é elevar as sobrancelhas e enrugar a pele da testa, enquanto a da parte occipital é retrair o couro cabeludo.
O músculo prócero puxa para baixo a extremidade medial das sobrancelhas e enruga a pele da glabela. Essas ações geram a expressão facial característica do indivíduo que franze as sobrancelhas após exposição a uma luz forte e brilhante, enquanto está focando um objeto ou então quando está sob algum estresse emocional.
Os músculos da face são muito diferentes de outros músculos esqueléticos, uma vez que eles não movem articulações, mas sim a pele. Os músculos da boca são responsáveis principalmente pela elevação e depressão do ângulo da boca, dos lábios superior e inferior, e pela abertura e fechamento da boca.
Origens, inserções, inervação e funções dos músculos da mastigação.
Quando rimos, movimentamos 12 músculos faciais; ao dar gargalhadas, movimentamos 24 músculos faciais; quando conversamos e gargalhamos ao mesmo tempo, são 84 músculos.
Músculo esternocleidomastóideo
O músculo sartório é um músculo oblíquo em forma de faixa. É o músculo mais longo do corpo, cruzando obliquamente a coxa de lateral para medial enquanto desce até ao joelho....Músculo sartório.