Hormônios que estimulam o alongamento celular das plantas As auxinas são fitormônios ou hormônios estimuladores. ... Além de atuar promovendo essa movimentação, a auxina é uma substância fundamental para o desenvolvimento do caule, raízes e frutos. As auxinas também podem ser encontradas em fungos, algas e bactérias.
A avaliação de impacto ambiental (AIA), como parte de um Estudo de Impacto Ambiental (EIA), é um instrumento de gestão ambiental preventivo, que tem como objetivo dar ao ambiente o seu devido lugar no processo de tomada de decisão, por meio da avaliação clara das consequências ambientais de uma atividade proposta, ...
Aiá, ou Aías ("falcão") é o nome de dois personagens bíblicos: Um dos horeus, filho de Zibeão, e irmão de Aná, que era pai de uma das esposas de Esaú.
O processo de AIA compreende seis fases:
O Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e seu respectivo Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) são documentos técnicos multidisciplinares com objetivo de realizar avaliação ampla e completa dos impactos ambientais significativos e indicar as medidas mitigadoras correspondentes.
A NEPA surgiu devido às pressões ambientalistas a partir de meados da década de 60, que manifestavam por melhor qualidade ambiental. ... No Brasil, a AIA foi incorporada em 1981, como instrumento da Política Nacional do Meio Ambiente, instituída pela Lei Federal n° 6938/81.
No Brasil, a avaliação de impactos ambientais surgiu em decorrência de exigências de organismos financiadores internacionais, para depois ser considerada uma informação necessária no sistema de licenciamento ambiental e só então, nos anos de 1980, passar a ser incorporada oficialmente como uma ferramenta do Sistema ...
O homem sempre interagiu com o meio ambiente. Entretanto, a partir da Revolução Industrial, movimento que pode ser considerado o mais notável no que diz respeito ao aumento do consumo de recursos naturais, a referida interação ficou comprometida em virtude da fragilidade ambiental.
Quase três séculos se passaram desde a Revolução Industrial, porém a questão ambiental começou a ser levantada somente no final da década de 1960 e início da de 1970.
No dia 25 de janeiro de 2019, ocorreu o rompimento da barragem de rejeitos da Mina do Feijão, localizada na região do Córrego do Feijão em Brumadinho, Minas Gerais, considerado o maior desastre ambiental da mineração no Brasil, com 259 mortes confirmadas e 11 desaparecidos.
A partir da Revolução Industrial os problemas ambientais começaram a agravar-se cada vez mais, primeiro nos atuais países desenvolvidos e depois no mundo todo. Nas últimas décadas, os problemas ambientais se avolumaram ainda mais, em decorrência da expansão das atividades econômicas que se concentram nas cidades.
As principais atividades causadoras dos impactos ambientais no planeta são a mineração, a agricultura, a exploração florestal, a produção de energia, os transportes, as construções civis como estradas e cidades, além das indústrias básicas químicas e metalúrgicas.