Lista das estrelas mais brilhantes
O sol parece ser a maior estrela quando olhamos para o céu, porque é a estrela que se encontra mais próxima da Terra. ... Além disso, o sol é a maior estrela em tamanho da Via Láctea e do Sistema Solar, então mesmo distante do planeta Terra, ainda a vemos muito grande.
Isso porque o Sol está muito longe. Comparado com outras estrelas, o Sol é uma estrela do tamanho médio. Há estrelas muito maiores, e estrelas muito menores. Um vento de energia solar Solar, partículas carregadas, sopra do Sol por todo o caminho até o limite do Sistema Solar.
As estrelas nascem nas nebulosas, que são imensas nuvens de gás compostas basicamente de Hidrogênio e o Hélio (os elementos mais comuns no Universo). Pode haver regiões da nebulosa com maior concentração de gases. Nessas regiões a força gravitacional é maior, o que faz com que ela começe a se contrair.
Em astronomia, uma anã branca é um remanescente estelar composto principalmente por matéria eletronicamente degenerada. ... Anãs brancas são objetos resultantes do processo evolutivo de estrelas de até 10 MSol, o que significa dizer que cerca de 98% de todas as estrelas evoluirão até a fase de anã branca.
Essa fase dura menos que a anterior. Em apenas 100 mil anos o Sol passa de uma estrela gigante fria a uma estrela pequena e quente, uma "anã branca". Então, esgotados seus principais combustíveis nucleares, o hidrogênio e o hélio, não haverá mais produção de energia.
O que sobra então é uma densa esfera de matéria degenerada de elétrons, que se resfria lentamente por irradiação térmica, até se tornar uma anã negra. Se as anãs negras existissem, elas seriam extremamente difíceis de detectar, porque, por definição, elas emitiriam muito pouca radiação.
Também conhecidas como "estrelas fracassadas", as anãs marrons são objetos intermediários - evoluem até se tornarem maiores que qualquer planeta, mas não atingem tamanho suficiente para iniciar a fusão do hidrogênio em seu núcleo e, portanto, não se tornam estrelas.
As nebulosas planetárias são formadas quando uma estrela que possui entre 0,8 e 8 massas solares (M⊙) esgota o seu combustível nuclear. Acima do limite de 8 M⊙ a estrela explodiria, originando uma supernova.
Quando a estrela exaure o hidrogênio combustível no seu núcleo, as reações nucleares se interrompem no núcleo, portanto este começa a se contrair devido a sua gravidade. ... As camadas externas da estrela então se expandem fortemente, começando a fase de gigante vermelha da vida da estrela.