Resposta. Cordados - Urocordados e Cefalocordados. ... Os urocordados e cefalocordados caracterizam-se por não possuírem coluna vertebral, encéfalo ou vértebras, o que lhes valeu a denominação de protocordados. Os urocordados apresentam notocorda apenas na fase larval e é restrita à região caudal.
Os protocordados representam os cordados mais primitivos. O termo protocordado deriva do grego, protos "primeiro, primitivo". São exemplos de protocordados as ascídias, as salpas e o anfioxo. ... Durante a fase embrionária, todos os cordados apresentam tubo nervoso dorsal, notocorda, fendas faringianas e cauda pós-anal.
Os animais urocordados apresentam sistema circulatório parcialmente aberto, com o coração localizado na parte ventral do corpo, bombeando sangue (hemolinfa) para a faringe, onde é oxigenado nas fendas branquiais e enviado para o restante do corpo.
O subfilo Cephalochordata é representado pelo anfioxo, um animal pequeno e de corpo quase transparente que se assemelha a um peixe. ... De corpo achatado e afilado nas extremidades, os anfioxos podem ser encontrados somente em ambientes marinhos, onde vivem enterrados em praias de areia grossa, somente com a boca exposta.
Ascídias são organismos marinhos que, em sua maioria, vivem fixados a substratos consolidados desde as regiões costeiras até às grandes profundidades. Apesar de serem cordados, apresentam um plano corporal adulto muito modificado em função de seu hábito de vida.
Significado de Subfilo substantivo masculino [Zoologia] Gradação da sistemática zoológica, que se situa entre o filo e a classe. [Botânica] Sub-ramo. Etimologia (origem da palavra subfilo). Sub + filo.
Significado de Segmentação substantivo feminino Ato ou efeito de segmentar. Divisão por segmentos.
Em pelo menos uma fase da vida, os vertebrados v apresentam fendas na faringe, notocorda, tubo nervoso dorsal e cauda pós-anal. ... Os vertebrados (subfilo Vertebrata) apresentam inovações evolutivas em relação aos cordados não vertebrados.
Animais vertebrados
Os animais vertebrados são aqueles que possuem ossos, formando a coluna vertebral e o esqueleto. Essa estrutura ajuda a proteger os órgãos e permite que esses animais sejam maiores. Eles são divididos em cinco grupos: peixes, répteis, anfíbios, aves e mamíferos.
Os vertebrados (vertebrata) constituem um subfilo de animais cordados, compreendendo os peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos. Caracterizam-se pela presença de coluna vertebral segmentada e de crânio que lhes protege o cérebro.
Animais invertebrados caracterizam-se pela ausência de uma coluna vertebral e de crânio. Como exemplo podemos citar os insetos, crustáceos e anelídeos. Os animais invertebrados são aqueles animais que não possuem coluna vertebral e crânio.
Isso quer dizer que na lista de animais domésticos entram cavalos, ovelhas, gados, cães, patos, galinhas, gatos, porcos, hamsters, abelhas e outros. Alguns bichos também estão em processo de domesticação, como no caso das cobras e sapos.
Os animais cordados são divididos em 5 classes: peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos.
Os animais classificam-se em dois grandes grupos: animais vertebrados e animais invertebrados. Os animais vertebrados são animais que têm esqueleto interno. Os animais invertebrados são animais que não têm esqueleto interno.
A classificação dos animais permite compreender o processo evolutivo ao longo da história da Terra, identificar quais seres são parentes mais ou menos distantes e, ainda, manter a biodiversidade.
Os animais podem ser classificados de acordo com o tipo de alimento que ingerem em herbívoros, carnívoros e onívoros. - Herbívoros: são aqueles que se alimentam apenas de vegetais. ... A girafa é um herbívoro, pois se alimenta apenas de vegetais. - Carnívoros: são aqueles que só se alimentam de outros animais.
Os habitats podem ser classificados em naturais e artificiais. Habitat Natural: como o próprio nome diz são os encontrados na natureza, sem intervenção do homem. Habitat Artificial: são aqueles construídos pelo homem.
Os dois tipos principais de habitat são os terrestres (em terra) e os aquáticos (na água). Entre os muitos tipos de habitat terrestres figuram as florestas tropicais, os desertos e as montanhas.
No sistema de Whittaker todos os seres vivos foram classificados como pertencendo a um dos cinco reinos, que são:
Há alguns animais que vivem na terra (porco, cavalo, ovelha, vaca); outros vivem na água (peixes, golfinhos); outros vivem na terra e no ar (pássaros, abelhas, borboletas, joaninhas, saltões) e outros vivem na terra e na água (rã, cobra). Conforme o ambiente em que vivem assim os animais se deslocam.
A biosfera é o lugar onde acontece a vida. Ela representa a camada da Terra que é habitada pelos seres vivos. ... Esses elementos são fundamentais para a manutenção da vida em nosso planeta, pois todos os seres que aqui vivem necessitam deles.
Onde vivem as aves Existem hoje mais de 9 mil espécies de aves, que se adaptaram a habitats diversos — desde desertos até florestas úmidas e cidades. As araras são aves que vivem nas florestas tropicais e equatoriais. Muitas aves migram, ou seja, voam longas distâncias entre os locais onde passam o inverno e o verão.
savanas
O gato, o cão e o leão apoiam no solo apenas os dedos das patas. Por isso são mais rápidos em relação aos animais que apoiam toda a pata no solo. Outros animais, como o cavalo e o veado, apoiam no solo apenas a última falange do dedo.
Alguns cães ajudam seus donos a encontrar suas caças no meio do mato e a buscar as presas já abatidas. Eles são treinados para levar a caça aos humanos, resistindo à tentação de tirar uma lasquinha daquela carne fresquinha que eles adoram. ... Na natureza, cada cão de uma matilha tem uma função e exerce uma tarefa.
Como a maior parte dos mamíferos, os cães são quadrúpedes, o que quer dizer que se locomovem apoiando-se nas patas dianteiras e traseiras. Mais precisamente, eles se apoiam na pontinha das patas, já que os cães são digitígrados.
OS ANIMAIS QUE VIVEM EM TERRA FIRME SÃO CHAMADOS DE TERRESTRES. ELES SE LOCOMOVEM ANDANDO, CORRENDO, SALTANDO, RASTEJANDO OU VOANDO. OS ANIMAIS QUE VIVEM NAS ÁGUAS DOS RIOS, LAGOS E MARES SÃO CHAMADOS DE AQUÁTICOS. ... ALGUNS VIVEM PARTE DA SUA VIDA EM AMBIENTE AQUÁTICO E PARTE EM AMBIENTES TERRESTRES.